Coordenadores da Cied participam de Seminário Internacional em Brasília
Evento foi promovido pela Capes e Unesco
- Atualizado em
Mauricélia Ramos - jornalista colaboradora
Os gestores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel, participaram do Seminário Internacional Repensando a Universidade Comparativamente entre Países: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). O evento, promovido pela Capes e Unesco, foi realizado em Brasília, no último dia 9 de dezembro.
Especialistas nacionais e internacionais discutiram o papel da Universidade diante das constantes transformações do mundo, além de refletir sobre as semelhanças e diferenças entre países em relação à situação da educação superior. No seminário, também foi discutido o importante papel da educação superior para as economias mundiais.
O coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, acredita que a internacionalização da educação superior e a presença do Brasil neste contexto abre inúmeras possibilidades de parcerias e produção de pesquisas e produtos tecnológicos conjuntos. “Isso também poderá acrescentar perspectivas inovadoras para a incorporação das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior presencial e na melhoria da oferta da educação a distância”, completou.
Lançamento de edital
Durante o evento, a Capes lançou edital para pesquisas nos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Também foram lançados dois livros sobre metodologia da pesquisa em educação comparada e expansão da educação superior no âmbito dos BRICs.
O evento teve dois painéis. No primeiro, Educação Comparada e Internacional: enfoques e limites, foi analisada a importância da expansão do ensino superior e a manutenção do Estado Nação a partir da reorganização do espaço mundial.
O segundo painel, A Expansão da Universidade na Era da Globalização: um estudo sobre os BRIC, teve como participantes Martin Carnoy (EUA), Robert Verhine, Romualdo Oliveira e Simon Schwartzman (Brasil). Eles abordaram os sistemas de ensino superior dos BRIC numa perspectiva comparada, a partir de análises pautadas no ambiente socioeconômico e nas políticas educacionais adotadas refletindo sobre os desafios que cercam a expansão da educação superior nesses países.