Faculdade de Letras publica edital retificado de seleção para pós-graduação stricto sensu

Programa oferta 68 vagas para mestrado e doutorado em duas áreas de concentração


- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia o período de inscrições para candidatos interessados às novas turmas de mestrado e doutorado no próximo 18 de janeiro. Em 2016, são ofertadas 68 vagas, distribuídas entre as duas modalidades, nas áreas de concentração Estudos Literários e Linguística.

De acordo com o Edital retificado e publicado no dia 28 de dezembro, os interessados têm até o dia 29 de janeiro para realizar as inscrições, na coordenação do curso, localizado na Faculdade de Letras da Ufal, Campus A.C. Simões, em Maceió. Para isso, o interessado deverá levar o formulário de inscrição preenchido; uma foto 3x4; cópias autenticadas de documentos pessoais: carteira de identidade, CPF, comprovante das obrigações militares para os homens, Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, no caso de brasileiros; Registro Nacional de Estrangeiros ou Passaporte, no caso dos estrangeiros; cópia autenticada do Diploma ou Certidão de Conclusão de curso de graduação, conforme o nível pretendido, emitida pela instituição onde o título foi obtido; cópia autenticada do Histórico Escolar da graduação e currículo preenchido no formulário Lattes-CNPq, impresso, assinado e encadernado, devidamente documentado com cópia autenticada de cada um dos títulos e atividades organizados. Os documentos devem seguir encadernados, na sequência do formulário Lattes.

Além dos documentos acima, os candidatos às 22 vagas da área de Estudos Literários, devem entregar o projeto de dissertação ou tese, em três vias, contendo a identificação do candidato, mas sem indicação da orientação. No caso dos concorrentes às 46 vagas da área de Linguística, o projeto a ser entregue em três vias, também não deverá conter identificação do candidato ou de orientador, mas é necessária a indicação de linha de pesquisa desejada, que são: Discurso: sujeito, história e ideologia; Teoria Linguística; Estudos textuais e Linguística Aplicada.

Os candidatos que não possam comparecer aos locais das inscrições entre 18 e 26 de janeiro, das 9h às 11h, poderão fazer as inscrições via Sedex, enviando os documentos solicitados até o último dia de inscrições, conforme a orientação do Edital.

O processo seletivo para as duas áreas de concentração será composto de Exame de Proficiência (Inglês, Francês ou Espanhol); Prova Escrita de Conhecimentos Específicos; Defesa oral do Projeto de Pesquisa e Análise do Currículo, de acordo com o cronograma do Edital. A previsão para o início das aulas é de junho de 2016.

Veja o edital aqui.