Pesquisadores do Instituto de Computação criam nova ferramenta para ambiente Moodle

Financiados pela Cied, estudos resultaram em fórum de discussão dinâmico, estruturado em mapas conceituais


- Atualizado em
A mestra Fernanda Josirene e a mestranda Sunny Kelma
A mestra Fernanda Josirene e a mestranda Sunny Kelma

Mauricélia Ramos- jornalista 

Pesquisas do curso de mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento do Instituto de Computacão da Ufal, financiadas pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), resultaram em inovadora ferramenta de interação para o ambiente Moodle, que promove um fórum de discussão de formato dinâmico, estruturado por mapas conceituais (Fórum bMC). 

De acordo com a mestra Fernanda Josirene e a mestranda Sunny Kelma, que foram orientadas pelos professores Evandro de Barros Costa e Fábio Paraguaçu Duarte da Costa, neste novo tipo de fórum, os aprendizes discutem o tema proposto identificando conceitos chaves com base em seus conhecimentos prévios e os relacionam com novos conceitos dispostos no mapa conceitual em construção de forma colaborativa e online. 

Acreditamos que com a incorporação de mapas conceituais em um fórum de discussão, a leitura e o entendimento das postagens sejam facilitados, e o interesse dos aprendizes em contribuir com a discussão melhore, pois permite interações mais diretas e significativas para eles”, ressaltou Fernanda Josirene. 

Para o coordenador-geral da Cied, Luís Paulo Mercado, a ferramenta desenvolvida amplia as possibilidades de interação entre os estudantes e tutores, além de permitir uma construção conceitual colaborativa do conhecimento trabalhado na disciplinas ofertadas no formato online. “Para a EaD, a aplicação desta ferramenta no Moodle da UFAL trará muitas possibilidades aos docentes que ministram disciplinas a distância de experimentarem e proporem formas de usos interessantes”, concluiu. 

Metodologia 

Foram submetidos a 36 alunos e à docente de uma disciplina de uma curso da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Ufal) questionários avaliativos sobre o uso do Fórum bMC. A maioria dos estudantes avaliou a ferramenta como de fácil interface, não teve muitas dificuldades em sua utilização e afirmou que esse tipo de fórum ajuda a assimilar melhor os conceitos explorados. Já a docente considerou que as interações entre alunos foram satisfatórias com boas argumentações e envolvendo também contra-argumentações, percebendo a construção do conhecimento nas discussões, e que gostaria de utilizar o Fórum bMC mais vezes. 

As análises dos resultados deste experimento evidenciaram que as interações tornam-se mais significativas à medida que os aprendizes colaboram (com argumentações ou contra-argumentações) com um conjunto de conceitos elaborados por diferentes alunos, indicando que houve leitura e entendimento das ideias anteriormente expostas e favorecendo a construção do conhecimento de forma colaborativa. 

Antes da ferramenta ser disponibilizada no Moodle-Ufal, serão promovidas oficinas para os docentes interessados e que trabalhem com mapas conceituais em suas aulas, a fim de utilizarem e avaliarem o Fórum bMC, podendo sugerir melhorias para uma nova versão. Ao fim desta etapa, as pesquisadoras pretendem disponibilizá-la às demais instituições de ensino público que utilizam o Moodle. 

Ao longo da pesquisa foram submetidos artigos que foram aceitos e apresentados em importantes eventos acadêmicos nacionais e internacional, como o Sixth International Conference on Concept Mapping (setembro/2014); o VI Seminário Nacional do EDAPECI (maio/2015); e o recente XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (outubro/2015). Nesses eventos, houve boa aceitação da ferramenta pela comunidade especializada.