Ufal quer incentivar o Xadrez para melhorar desempenho de alunos de escolas públicas
Alunos do Paespe e Paespe Jr. participaram d evento realizado no último sábado
- Atualizado em
Redação Ascom
Cerca de 100 alunos que fazem parte do Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado (Paespe e Paespe Jr.) participaram de evento na Universidade Federal de Alagoas, no último sábado (12). Palestra e oficina destacaram a importância do Xadrez para aprendizagem e estímulo ao raciocínio lógico, de forma a incentivar o desempenho acadêmico.
A ideia da inserção do Xadrez nas atividades do Paespe partiu dos professores Roberaldo Carvalho, coordenador do programa, e Eduardo Lucena Amorim. Eles convidaram José Jenivaldo Melo Irmão, docente do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas para falar com a turma. Professor Zeno, como é mais conhecido, tem larga experiência no ensino do Xadrez e ministrou a disciplina em escolas da rede pública e privada de 1992 a 2005.
De acordo com Roberaldo Carvalho, a ideia do projeto é introduzir o Xadrez como recurso pedagógico visando a melhoria do desempenho acadêmico do aluno. “Diversos são os fatores que podem interferir e dificultar a aprendizagem dos alunos, como a falta de concentração e de estímulo ao raciocínio lógico, influenciando diretamente no desempenho acadêmico do estudante, por isso, achamos necessário buscar técnicas pedagógicas para contornar esse problema evidente. Atividades lúdicas podem contribuir para melhorar a capacidade intelectual dos estudantes, além de desenvolver competências que podem auxiliar o processo de aprendizagem e a mais destacada é a prática do Xadrez”, completou.
O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ufal, Eduardo Lucena Amorim, e os professores do Instituto de Matemática, Francisco Vieira Barros, Isnaldo Isaac Barbosa e José Carlos Almeida, também participaram do evento.
O que é o Paespe
O Paespe busca complementar os estudos e suprir carências dos estudantes de escolas públicas em todas as disciplinas avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa na Ufal alunos do 2º ano do ensino médio que integram a rede pública municipal ou estadual.