Ufal realiza em Penedo 1° Fórum Territorial da Mulher
Evento será nesta quarta-feira e busca contribuir com organização de mulheres na região do Baixo São Francisco
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Nesta quarta-feira, 16, a Universidade Federal de Alagoas realiza, em Penedo, o 1° Fórum Territorial da Mulher. O evento faz parte das ações do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDT), que atua com projetos extensão e pesquisa, produção e sistematização de dados, de informações e conhecimentos, além de prestar assessoramento, com foco, principalmente, na superação das desigualdades de renda e gênero das mulheres rurais do campo. É com esse enfoque que será realizado,
Esse Núcleo é um projeto executado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Campus Arapiraca e Unidades Educacionais de Palmeira dos Índios e Penedo. A ação contribui com a implantação e a manutenção dos Territórios do Baixo São Francisco e da Mata Sul e regiões lacunares.
Combate à violência
Outra ação da Unidade de Penedo, voltada para a questão de gênero, foi realizada no final de novembro, durante a programação do Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher. A equipe do Observatório Territorial de Gênero, fundado por bolsistas do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), dos cursos de Engenharia de Pesca e Serviço Social e a Assessoria Territorial de Gênero do Baixo São Francisco, promoveram o 1º Ciclo de Debates sobre a cultura do estupro e legalização do aborto.
O evento discutiu a violência contra a mulher e a negação de direitos pelo Estado, a título de exemplo o Projeto de Lei 5069/13, apresentado pelo deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. O projeto, conhecido como PL do Aborto, restringe o atendimento de mulheres vítimas de estupro e ratifica a criminalização do direito ao aborto. Participaram do debate estudantes e professores do curso de Engenharia de Pesca, Turismo e Serviço Social da Ufal.