Primeira Reunião com Estudantes garante diálogo com a nova gestão
No terceiro dia de atividades, Valéria Correia foi ao encontro dos alunos
- Atualizado em
Jhonathan Pino – jornalista
Melhoria dos banheiros e salas de aula, apoio aos eventos das unidades, aquisição de ventiladores e bebedouros foram apenas algumas das solicitações do Diretório Central dos Estudantes (DCE) à nova gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em resposta à convocação da reitora Valéria Correia, que dedicou parte da tarde desta quarta-feira, 27, na primeira Reunião Aberta com Estudantes, para ouvir dos próprios alunos os problemas cotidianos enfrentados por eles. Ao lado dela, o vice-reitor José Vieira, as pró-reitoras Estudantil (Proest), Analice Dantas, e de Graduação (Prograd), Sandra Regina da Paz, acompanhados de suas equipes, e Betânia Gomes, representando a Pró-reitoria de Extensão (Proex), puderam ouvir as dúvidas e anunciar as medidas que iniciarão na resolução do problemas.
A lista dos problemas apontados pelos estudantes era enorme. De acordo com André de Albuquerque, membro do DCE, ele poderia passar a tarde inteira para elencar as demandas que se acumularam nos últimos anos: entre elas estavam a universalização das políticas de assistência estudantil, o fim da contrapartida do trabalho, imposta aos bolsistas Pró-graduando, a contratação de servidores e a redução das tarifas do Restaurante Universitário (RU). "O DCE convocou uma reunião para segunda-feira, que contou com a presença de quase 40 estudantes de 14 cursos, o que contempla o movimento estudantil como um todo. Foi dessa reunião que fizemos o documento aqui apresentado", relatou André.
Tal lista casava com as cartas entregues pelos Diretórios ou Centros Acadêmicos dos cursos de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Geografia, Odontologia, do Centro de Ciências Agrárias e do Campus Arapiraca. Cada um com suas especificidades, os alunos reclamavam de questões na infraestrutura, assistência estudantil e da burocracia enfrentado por eles na Universidade. Como nem todos os cursos estavam ali representados, Analice Dantas abriu espaço para que os presentes pudessem fazer novas reivindicações e anunciou o estabelecimento de reuniões como esta nos campi do interior.
A pró-reitora elencou uma série de medidas que devem ser tomadas pela gestão nos próximos quatro meses, como a transformação da bolsa Pro-graduando, com a criação da possibilidade de tirar a obrigatoriedade laboral e transformá-la em inserção de projetos de pesquisa e extensão.
Analice ainda citou que já estão sendo estudadas formas de fazer um atendimento mais rápido no RU; a ampliação de 54 vagas para a Residência Universitária Alagoana (RUA) e a viabilização de maior mobilidade no Campus A.C. Simões, em Maceió, com a implementação da acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, a criação ciclovias, ciclofaixas e melhoria dos horários de ônibus junto à Prefeitura de Maceió.
A pró-reitora ainda ressaltou que ações de fomento às atividades de esporte e lazer serão retomadas. Algumas delas foram anunciadas, como a volta do Festival Universitário de Cultura e Arte e a inserção dos estudantes nas decisões sobre o Festival de Música da Ufal (Femufal).
"Esse compromisso a gente assume em público, porque faz parte também da nossa história. Algumas das ações já estavam pensadas, a equipe já tinha elaborado documento e pensado em algumas medidas, mas faltavam condições objetivas para dar materialidade e agora o nosso desafio é implementar e construir de formas coletivas essas ações.", disse, diante do anúncio da criação de um Fórum Estudantil, com representantes de todos os diretórios acadêmicos.
Prograd na reunião
Também presente à reunião, Sandra Regina da Paz comentou a importância daquela reunião. "Nós estamos juntos também para pensar em um projeto de Universidade que a gente quer construir e esse projeto de gestão começa com a escuta dos principais sujeitos que a integram, que são vocês. Por isso, a nossa primeira ação pública, que Valéria determinou, seria com os estudantes", enfatizou Sandra.
O evento será realizado periodicamente e é marca do compromisso da gestão em garantir diálogo com os estudantes. "Convocamos os estudantes já no início de nosso mandato. Esta será a marca da relação que teremos com o corpo discente", garantiu Valéria Correia.