Trote solidário contribui para reforçar estoques de sangue do Hemoal
Calouros de Medicina participaram da aula inaugural e doaram sangue
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Já é o segundo ano que os estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebem os feras com uma proposta de solidariedade e cultura de paz. "O curso é muito concorrido em todo o Brasil e nas regiões sul e sudeste é uma tradição comemorar a vitória dos aprovados com trotes violentos e regados à muita bebida alcoólica. Aqui, nós queremos inverter esse ritual", ponderou Francisco Passos, diretor da Faculdade de Medicina.
Os calouros e demais estudantes do curso aprovaram essa trote pela vida, ao invés de 'brincadeiras' violentas, humilhantes e que são um atentado à saúde dos novos universitários. "Ao invés de passar por isso, é muito melhor começar o curso contribuindo com o Hemoal [Hemocentro de Alagoas], que frequentemente fica com os estoques em situação crítica. Uma bolsa de sangue ajuda à três pessoas. É uma sensação gratificante", ressalta Cíntia Chagas, do 2° período.
A recepção aos feras do período 2015.2 teve início com uma aula inaugural com professores e estudantes veteranos do curso. Na ocasião, todos puderam se apresentar, dizer de onde vieram, falar das expectativas e ouvir orientações sobre o funcionamento do curso, sobre o sistema de avaliação, informações sobre as atividades de pesquisa e extensão, e ainda, saber quais são as organizações estudantis em atividade na Ufal e no curso.