Professor da USP debate a conjuntura atual e os impactos nas universidades
Palestra será nesta quinta-feira, 13 de outubro, às 19h, no Auditório Vera Rocha
- Atualizado em
Márcia Alencar – Jornalista
Em alusão ao Dia do Professor, a Universidade Federal de Alagoas, por meio da Editora Universitária (Edufal), promove nesta quinta-feira, 13 de outubro, a palestra A conjuntura atual e os impactos na universidade brasileira, com o sociólogo Antonio Carlos Mazzeo, professor da Universidade de São Paulo (USP). O evento será realizado a partir das 19h, no Auditório Vera Rocha, no prédio do antigo Csau, no Campus A. C. Simões.
Segundo o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, a palestra visa “refletir sobre a gravidade da conjuntura atual, e a forma como ela tem impactado negativamente na universidade brasileira, tanto no que se refere ao financiamento, com reduções orçamentárias drásticas, como no que se refere ao avanço do conservadorismo e das posturas reacionárias”. O professor convoca a participação de todos. “Precisamos debater com a comunidade acadêmica e a sociedade essa dura realidade”, enfatizou Maciel.
No dia da palestra, a Edufal estará presente vendendo o livro Estado e Burguesia no Brasil, origens da autocracia burguesa, da Editora Boitempo, no qual o professor Mazzeo busca traçar o perfil da burguesia brasileira e suas formas de ação a partir da vinda dos portugueses para a América e a instalação de seu capitalismo escravista.