Serviço de podas na Ufal visa garantir segurança da comunidade acadêmica
Outras 500 mudas serão plantadas para melhorar paisagismo
- Atualizado em
Manuella Soares - Jornalista
A Divisão de Meio Ambiente da Ufal (DMA) acompanha, há cerca de dois meses, os serviços de poda, supressão e plantio de árvores realizados por técnicos da Secretária de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Sempma).
De acordo com o coordenador da DMA, Keke Rosberg Guimarães, a solicitação foi feita de forma planejada e eficiente, baseada numa demanda antiga da Universidade Federal de Alagoas. Keke explica que as motivações para as podas são diversas, entre elas, algumas árvores mortas ou afetadas por pragas que podem cair, ameaçando a segurança das pessoas, e causar danos materiais.
Outras árvores foram plantadas em locais inadequados, que afetam a estrutura dos prédios (fundação, alvenaria, telhado), o que causa diversos problemas como infiltrações, trincas e fissuras; além de interrupção do fornecimento de energia elétrica e risco de choques quando entram em contato com a rede. O coordenador destaca também que quando determinadas árvores são plantadas sem planejamento prejudicam o crescimento e desenvolvimento de outras espécies.
Segundo a DMA, os serviços não têm prazo para acabar devido a situação que se encontram essas árvores. A solicitação é para que a Sempma execute as ações, quinzenalmente aos sábados, até que os problemas sejam solucionados. “Assim sendo, solicitamos que a comunidade universitária tenha paciência e colabore para que os serviços sejam executados em sua plenitude”, ressaltou Keke.
Os responsáveis pelo acompanhamento afirmam que tudo está sendo feito por equipes capacitadas, em conformidade com a LEI nº 6126, que dispõe sobre o “plantio, poda, corte, remoção, e supressão de árvores, novas técnicas de aplicação de redes elétricas urbanas, em logradouros públicos do município de Maceió, para evitar interferência com as árvores”.
Sinfra vai realizar plantio de mudas
Com a parceria firmada entre a Sinfra e a Sempma, o Campus A.C. Simões terá melhorias na iluminação e no paisagismo, após o plantio de árvores em locais que ainda não são arborizados e setores que ganharão replantio devido às supressões.
Desde o início dos serviços na Ufal já foram plantadas mais de 40 mudas, mas o acordo com a Secretaria é plantar 500 novas mudas de árvores nos meses de março e abril, período chuvoso que é propício para isso.
Keke Rosberg adianta que a previsão é contratar uma empresa especializada em serviços de jardinagem, no mês de janeiro, para realizar ações de manutenção e evitar que as árvores cheguem a situações como as de hoje.
“Lembramos ainda que quem desejar colaborar com plantio e arborização do campus peça orientação a DMA para evitar plantio em locais inadequados ou com espécies inadequadas para o local ou região. E toda a comunidade acadêmica pode colaborar adotando uma muda para regar, pois tão importante quanto plantar é regar e cuidar”, destacou Keke.