Faculdade de Medicina da Ufal promove debate sobre Clínica Ampliada no Caiite 2016

Ana Cristina Figueiredo, doutora em Saúde Coletiva pela Uerj, abordou o tema Clínica Ampliada


- Atualizado em
Ana Figueiredo: “Tratando dentro da saúde mental, a atenção psicossocial é um trabalho que envolve assistência social, educação, jurídico, cultura, lazer enfim”
Ana Figueiredo: “Tratando dentro da saúde mental, a atenção psicossocial é um trabalho que envolve assistência social, educação, jurídico, cultura, lazer enfim”

Cairo Martins – estudante de Jornalismo

Desde de os primeiros momentos do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), foi perceptível quão grandioso seria sua atuação para todo o processo de conhecimento e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi palco do espetáculo desse evento, entre os dias 07 a 10 de dezembro, em Macceió.

No último sábado (10), ocorreu a palestra com a doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ana Cristina Figueiredo, que abordou o tema Clínica Ampliada, a convite da Faculdade de Medicina (Famed), da Ufal.

Na ocasião, a professora expôs seu conhecimento acerca do tema e promoveu um diálogo esclarecedor com os ouvintes. “A clínica ampliada é uma noção que veio pro trabalho no campo da saúde mental e da atenção psicossocial, adotando outras estratégias e práticas e envolvendo outros atores, que são os profissionais além dos médicos”, relatou Ana Cristina.

O tema da palestra gera intriga aos que não fazem parte do campo da saúde. Mas as reflexões levantadas são de fundamental importância para a produção de um processo integral e mais humanizado. “Tratando dentro da saúde mental, a atenção psicossocial é um trabalho que envolve assistência social, educação, jurídico, cultura, lazer enfim”, frisou.

A clínica trabalha de forma interdisciplinar, sempre buscando novos fatores na hora de fazer a análise, buscando outros dispositivos que atendam a necessidade do usuário.