Socioeducandos receberam preparatório especial para o Enem

Adolescentes tiveram aulas com conteúdo específico para o exame, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro para pessoas privadas de liberdade


- Atualizado em
Adolescentes fizeram provas no Enem nos dias 6 e 7
Adolescentes fizeram provas no Enem nos dias 6 e 7

Ascom Seprev

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas Unidades de Internação, ligadas à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), receberam preparatório especial para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL.

Os socioeducandos tiveram aulas com conteúdos específicos para o exame, aplicado nos dias 6 e 7 de dezembro. A iniciativa do preparatório partiu da direção da Escola Estadual Paulo Jorge, que atende as unidades de internação. A escola convidou o programa Conexão de Saberes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para desenvolver o projeto dentro das unidades socioeducativas.

Para a adolescente L.S.S, de 16 anos, o projeto foi uma oportunidade de se dedicar aos estudos de forma mais aprofundada. “É de grande importância para nós, pois lá fora não dávamos o devido valor. Hoje, enxergamos os estudos como um meio de mudar a vida. Espero, de verdade, passar. Caso não passe, com certeza vou querer terminar meus estudos quando voltar para casa”, disse a socioeducanda.

De acordo com o professor de Geografia do Conexão de Saberes da Ufal, Silas Carvalho, o programa busca desenvolver o lado social e educativo das pessoas privadas de liberdade, dando a elas a oportunidade de vislumbrar uma nova realidade. “É necessário que eles tenham acesso aos mesmos assuntos ofertados para os demais alunos. Sem dúvida, esta é uma excelente forma de inclusão”, destacou Silas.

O Enem PPL é ofertado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e destinado para os reeducandos e socioeducandos privados de liberdade em todo o país. Em Alagoas, 51 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas puderam realizar as provas.