Aluno da Ufal apresenta pesquisa sobre o Museu de História Natural

Primeiro estagiário da Assessoria de Comunicação do MHN escolheu o tema como trabalho final da graduação


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O estudante de Comunicação Social, Pedro Barros, apresentando o trabalho sobre o MHN
O estudante de Comunicação Social, Pedro Barros, apresentando o trabalho sobre o MHN

André Ferro - estudante  de jornalismo

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi tema da monografia do estudante de Jornalismo Pedro Barros. A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizada no dia 29 de janeiro, no Bloco de Comunicação Social, no Campus A.C. Simões, em Maceió. 

Tudo começou na terceira Oficina de Jornalismo Científico, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A professora Magnólia Rejane, que viria a ser sua orientadora, apresentou o aluno ao ex-diretor do MHN, Fábio Menezes, que promoveu a abertura do Museu para confiando ao estudante a missão de trabalhar área de Comunicação no aparelho cultural. 

Durante todo o curso, Pedro Barros mostrou interesse por pautas que envolvessem a pesquisa científica. O trabalho no MHN acabou proporcionando a ele um ambiente produtivo para desenvolver sua vocação. 

Em 2011, ainda no segundo período do curso, ele participou da implantação da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Museu de História Natural. Segundo ele, esse foi um momento de muito aprendizado e que, para melhorar seus textos, pesquisou bastante. “Eu passei quase todo o meu estágio lá aprendendo por conta própria, fazendo meus experimentos, pesquisando na internet, lendo livros, artigos, comparando as assessorias de outros museus, e consultando professores e profissionais”. 

Além de sua orientadora, Magnólia Rejane, outros profissionais o ajudaram no processo de implantação da assessoria, entre eles estão a professora Andrea Moreira do curso de Jornalismo e a ex-coordenadora da Ascom da Ufal, Simoneide Araújo. 

O período estudado no TCC inicia no segundo semestre de 2008 e vai até o primeiro semestre de 2014, compreendendo o período anterior e posterior à criação da Ascom do MHN.  

O papel da Comunicação no MHN

Pedro Barros concluiu que a criação da assessoria do Museu promoveu o crescimento da produção do conhecimento gerado no local e, com isso, proporcionou uma maior visibilidade para o MHN. Para ele, é importante destacar que a comunicação é de extrema importância para a imagem de uma instituição, empresa ou de qualquer prestador de serviço. O estudante obteve a pontuação máxima.