Hospital Veterinário de Viçosa passa por adequações para funcionar

Problemas de infraestrutura, equipamentos e servidores estão sendo avaliados


- Atualizado em

Manuella Soares - Jornalista 

Numa reunião realizada na tarde da última terça-feira (23), o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira recebeu representantes da unidade de ensino de Viçosa para falar sobre os problemas que estão inviabilizando a abertura do Hospital Veterinário da Ufal. De acordo com relatos, o hospital não poderá funcionar até o final deste ano devido à falta de infraestrutura de equipamentos e pessoal.

Participaram da reunião na Ufal a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carolina Abreu, a diretora do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, o vice-diretor, Arnaldo Tenório, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Chiara Rodrigues, o diretor do Hospital Veterinário, Pierre Escodro, além dos professores Marcia Kikuyo, José Wilson, Fernando de Souza, Thiago da Silva, que apresentaram as atuais condições para o pró-reitor de Gestão Institucional, Júlio Gomes, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Kleymerson Lins e do Assessor do NTI, Marcelo Queiroz. 

Apesar de inaugurado no mês de janeiro, o hospital está passando por adequações para um atendimento de qualidade. De acordo com a comissão, serão realizados alguns ajustes com a construtora no sistema hidráulico e, principalmente no elétrico, que não está em condições de funcionamento. Também é preciso rever os contratos de licitação para compra de equipamentos básicos como aparelho de radiografia, mesa e instrumental cirúrgico, além de materiais de consumo, como seringas e agulhas.

 Outra pendência que ainda está sem andamento é o processo de contratação de servidores para trabalhar no local. Segundo um levantamento feito pela direção do Hospital Veterinário, são necessários cerca de 60 profissionais, mas, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas vai, de imediato, realizar concurso para aquisição de 11 servidores. Com este quadro e a garantia de equipamentos e dotação orçamentária será possível abrir o Hospital provisoriamente ainda este ano. 

“Apesar de ter sido inaugurado, o Hospital Veterinário não tinha condições mínimas de funcionamento. A gestão Ufal, do Hospital, da unidade de Viçosa e do Campus Arapiraca trabalham para que até o final do ano haja o funcionamento em caráter experimental. E só no próximo ano, a partir da análise sobre a forma de oferta dos serviços, poderá, efetivamente, funcionar”, ressaltou o vice-reitor, José Vieira.