Vice-reitor discute futuras parcerias para a Ufal

Em reunião, José Vieira recebeu representantes do Rotary Club de Maceió e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

Vice-reitor José Vieira discute futuras parcerias para a Ufal

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Na tarde da última sexta-feira (12), o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira, discutiu futuras parcerias para a instituição. Em seu gabinete, ele recebeu representantes do Rotary Club de Maceió (Farol), como o presidente José Lima e o diretor de protocolo Carlos Bulhões, além do vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-AL), José Aílton Pacheco e o diretor-geral da Mutua, que integra o CREA em Alagoas, Fábio Loureiro.

Os convidados registraram, em alto e bom som, que estavam bastante agradecidos pelo encontro proporcionado e que foram muito bem recebidos pelo gestor. Para José Lima, este primeiro momento foi especial na intenção de buscar parcerias para o bem comum da sociedade. “A partir dessa reunião, faremos outras mais seletivas, especialmente na área internacional, de intercâmbios, parcerias e fomos muito bem recebidos. Saímos daqui com uma bela impressão da Ufal”, disse.

Carlos Bulhões destacou que a Ufal já teve outras parcerias com o Rotary Club, como por exemplo, o Programa Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) que levou uma estudante de Filosofia e um docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) para a França e os Estados Unidos, respectivamente, para que eles pudessem conhecer como suas profissões eram exercidas nesses lugares, além da entrega de um Consultório Oftalmológico em 2001 para o Hospital Universitário (HU).

Propusemos, também, parcerias no sentido de bolsas de graduação e pós-graduação, além da fundação do Rotaract, que consiste num clube de Rotarianos jovens. Também apresentamos projetos das áreas de saúde, recursos hídricos e voltados para promoção do ser humano. Essa reunião serviu como abertura de portas mesmo e, nessa circunstância, esperamos que se repitam. Foi uma tarde bastante produtiva”, salientou Bulhões.

O professor do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e vice-presidente do CREA Alagoas, José Aílton Pacheco, espera que esta tenha sido a primeira de uma série de reuniões com resultados. “Hoje vimos um Rotary com propostas acadêmicas, de assistência social e estamos pegando um conselho se aproximando da instituição. A porta da Universidade não esteve só aberta, mas escancarada. Acredito que vamos ter ligações muito boas e o professor Luciano [Barbosa, diretor do Centro de Tecnologia, também presente à reunião] vai ter muito trabalho”, explicou.

Com isso, o professor quis dizer que tem como objetivo realizar apresentação do Conselho e seus elementos para as turmas de formandos. “Nossa ideia é fazer, em cada semestre de formandos, com que o Sistema venha à Ufal e vice-versa e, assim, fazermos toda a apresentação como uma porta de entrada a quem está se formando. É pegar o nosso alunado e fazer com que eles saibam o que estão fazendo, do o que estão exercendo e do que a sociedade vai cobrar de cada um deles”, revelou José Aílton Pacheco.

Já para o diretor-geral da Mutua, uma caixa de assistência aos profissionais registrados no CREA, Fábio Loureiro, a reunião foi produtiva e a presença das entidades fez com que fosse, também, enriquecedora. “Defendemos uma aproximação maior do Conselho e Entidades, tanto de classe ou de ensino, como é o caso da Ufal e, também, com os alunos, que serão nossos futuros profissionais. Foi uma reunião bem produtiva com a presença de algumas entidades e ficamos contentes por essa interação”, agradeceu.

O vice-reitor, José Vieira, destacou a importância do diálogo entre a Universidade e a sociedade civil. "Esta visita sinaliza credibilidade na nova gestão, ao tempo em que aponta para a interlocução com grupos diversos da sociedade".