Curso de Biblioteconomia comemora Dia do Bibliotecário

Evento comemorativo abre espaço para palestra e discussões sobre Biblioteconomia e a Ciência da Informação


- Atualizado em

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Nesta quarta-feira, 9, a partir das 19h, o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá a palestra Ética no Contexto da Biblioteconomia e Ciência de Informação, ministrada pela professora Nelma Camelo. O evento, a ser realizado no auditório da Biblioteca Central (BC), no Campus A.C. Simões, em Maceió, terá início com a mesa de abertura Biblioteconomia: conquistas e metas, que contará com a participarão representantes da Associação Alagoana de Profissionais em Biblioteconomia (AAPB), Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop), Sindicato dos Bibliotecários do Estado de Alagoas (Sinbiblio) e do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).

Além de reunir estudantes da graduação e profissionais da área, o evento, que será em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado no próximo sábado, 12, está aberto à comunidade. De acordo com a coordenadora do curso, Adriana Lourenço, é importante que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pelo profissional da área. “A sociedade não conhece na íntegra a potencialidade do bibliotecário. Muitos não sabem que ele é imprescindível, educacional e culturalmente. O bibliotecário trabalha com a cultura e a memória de um povo”, revela Adriana.

Mas, o que faz um bibliotecário? O profissional é responsável por tratar e organizar qualquer tipo de informação, que pode ser encontrada em livros, jornais, revistas e em meios digitais, além de ser a ponte de acesso entre o universo da informação e aqueles que necessitam dela. No mercado de trabalho, o profissional pode atuar em bibliotecas, sejam elas públicas, escolares ou de instituições de ensino superior, em museus, escritórios de advocacia, centros culturais e de pesquisa, por exemplo.

Curso comemora 18 anos

A Ufal é a única instituição de ensino superior a ter um curso de Biblioteconomia no Estado de Alagoas e, em maio deste ano, a graduação comemora 18 anos de criação. A cada ano letivo, cerca de 50 alunos ingressam em Biblioteconomia, que abrange as esferas de ensino, pesquisa e extensão, como o projeto Biblioencanta, que tem ações de incetivo à leitura para o público infantil.