Dia Mundial da Água será tema de debate na Ufal

Programa Ufal Debate Grandes Temas vai reunir três especialistas com pesquisas na área


- Atualizado em
Ufal Debate Grandes Temas destaca importância da água
Ufal Debate Grandes Temas destaca importância da água

Lenilda Luna - jornalista

O Programa de Extensão Ufal Debate Grandes Temas realiza, no dia 21 de março, às 9h, no auditório da reitoria da Ufal, Campus A.C. Simões, mais uma edição com o tema Água: dinamismo econômico, qualidade de vida, em celebração ao Dia Mundial da Águas declarado pela ONU na data de 22 de março. Os palestrantes serão: Gabriel Louis Le Campion (ICBS/Ufal), Rochana Campos (CTEC/Ufal) e Valmir Pedrosa (CTEC/Ufal).

Segundo os organizadores do debate, desde a ECO-92, uma reunião internacional de ambientalistas e gestores que aconteceu no Rio de Janeiro, muitas metas para garantir a sustentabilidade da vida na Terra foram definidas. “No entanto, apesar dos esforços e resultados positivos obtidos até agora, a Organização das Nações unidas estima que ainda hoje cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e mais de dois bilhões e meio de pessoas não dispõem de saneamento básico”, indicam os coordenadores do programa.

No 24º ano de celebração do Dia Mundial da Água, a ONU relaciona o tema com a geração de empregos. "Nós, da Pró-reitoria de Extensão, através do programa Ufal Debate Grandes Temas, enaltecemos, mais uma vez, as águas não apenas como recurso, mas como elemento fundamental à biosfera e, desta vez, pretendemos explicitar a pertinência em se discutir a temática, evidenciando a importância de se ter água potável em abundância e disponibilidade. Não obstante, o sustento e a qualidade de vida de milhões de pessoas estão relacionados com o uso e o destino adequado desse recurso essencial à vida", destaca Ulysses Gomes Cortez Lopes, coordenador do programa.

As questões específicas da gestão de águas no estado de Alagoas também serão debatidas. Os debatedores são pesquisadores conceituados com pesquisas relacionadas ao tema. Gabriel Le Campion é doutor em Ciências Biológicas com pesquisas em Ecologia e Meio Ambiente; Rochana Campos de Andrade Lima Santos é doutora em Geociências, com pesquisas em erosão costeira, sedimentologia e meio ambiente; e Valmir de Albuquerque Pedrosa, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental com experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.