Dilma Rousseff recebe pauta de reivindicações da Andifes

Em reunião com reitores de universidades, presidente reafirma o compromisso com a educação


- Atualizado em
Dilma Rousseff recebeu os reitores no Palácio do Planalto (Foto Roberto Stuckert Filho/PR)
Dilma Rousseff recebeu os reitores no Palácio do Planalto (Foto Roberto Stuckert Filho/PR)

Lídia Ramires – jornalista

A presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu reitores de universidades na manhã desta sexta (11), no Palácio do Planalto. A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, esteve presente na reunião que contou também com a presença do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e teve por objetivo a exposição da pauta encaminhada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Durante a reunião, foi debatida a situação das universidades com os cortes nos investimentos e o atual cenário econômico do País. A fala da presidente da Andifes, Maria Lucia Cavalli Neder,  destacou o compromisso dos reitores em intensificar a contribuição para o processo de desenvolvimento do país.

Maria Lucia destacou a necessidade de ampliar a parceria com o Governo Federal, o Mec e as universidades. “É fundamental uma política permanente para não só consolidar os novos cursos, os novos campi e as novas instituições, mas também para resolução dos problemas remanescentes das universidades mais antigas, com o propósito de termos uma rede altamente qualificada para dar continuidade ao crescimento qualitativo e quantitativo do ensino superior e da produção científica”.

A presidente Dilma reafirmou o compromisso do governo com a educação e ressaltou que o cenário atual exigirá que esse entendimento seja reforçado. Para a presidente Dilma, “ é na crise, com os ajustes, que temos que saber o que queremos preservar. E a nossa prioridade é educação e saúde”.

A pauta encaminhada pela Andifes foi recebida pelo ministro Aloízio Mercadante com o compromisso da criação de uma mesa de negociação, análise do documento e retorno com respostas num prazo de 20 dias.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, destacou a importância da reunião. “São reivindicações da Andifes extremamente importantes para a manutenção, a continuidade da expansão e o crescimento das universidades públicas”, afirmou.