Dinamizar ações institucionais é meta da Secretaria dos Conselhos Superiores
Secretário dos conselhos, Rômullo Rogério, foi um dos que teve o cargo mantido pela nova gestão
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
Na competência abrangente da Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (Secs) que direciona institucionalmente o funcionamento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em suas múltiplas atividades, há a definição de metas para dinamizar as ações em consonância com o bom andamento acadêmico e administrativo.
Para aprovação dos regimentos internos das unidades acadêmicas e demais setores da Instituição, o órgão vem realizando o trabalho para regulamentar e atualizar os marcos regulatórios institucionais. Finalizar a adequação do Estatuto e Regimento Geral da Ufal com a incorporação dos campi do interior e suas respectivas unidades de ensino, é outra importante ação em andamento.
À frente da Secs há 10 anos, o secretário Rômullo Rogério Moreira Santos destaca o setor também como importante espaço de debate para a comunidade universitária: “É preciso retomar os Conselhos Superiores (Consuni) e Cura (Conselho de Curadores) como verdadeiro espaço de discussão centrada nas políticas gerais da Ufal”, reforça com propriedade Rômullo, que há 20 anos pertence ao quadro administrativo do setor e foi convidado pela reitora Valéria Correia para continuar no cargo. A Secs também se constitui num órgão de assessoramento da administração superior da Ufal.
Conhecedor das normas internas e legislação em geral com domínio da condução do setor ao qual é responsável, à vivência de Rômullo, economista graduado pela Ufal e especialista na área de Recursos Humanos, agregam-se também a participação e experiência em importantes debates: representou, como conselheiro, a categoria dos técnicos na mudança estrutural da Ufal com o novo Estatuto que instituiu as unidades acadêmicas. Em sua rotina de trabalho fez acompanhamento de discussão de repercussão na sociedade, a exemplo da Política de Cotas, Programa Reuni, da adesão da Instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e dos processos de consulta para a escolha do cargo máximo da Ufal.
Estrutura e função
Órgão responsável pelo assessoramento técnico e de apoio administrativo do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Curadores (Cura), a Secs é a instância de discussão e de deliberação da política geral que norteia os rumos da Universidade Federal de Alagoas. Estão também atrelada ao setor duas câmaras temáticas: a acadêmica, que trata dos assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, e a administrativa, cuja responsabilidade é com a política empreendida nessa área.
O Consuni é presidido pela reitora Valéria Correia. Em sua composição, conta com 54 titulares mais 54 suplentes e são seus membros: os pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e representantes dos três segmentos universitários (docentes, discentes e técnicos-administrativos). Já o Cura é um órgão de assessoramento do Consuni nos aspectos financeiros, patrimonial, contábil e orçamentário. É composto por um representante (eleito) de cada segmento; um representante indicado pelo Ministério da Educação (MEC); e um representante indicado por cada Conselho Regional de Alagoas: Contabilidade, Administração e Economia.
Sobre a abrangência do trabalho que conduz, ele enfatiza que a Secretaria dos Conselhos Superiores está disponível para fornecer aos interessados pertencentes à comunidade universitária orientações e informações acerca de normativas e resoluções. “No Portal da Ufal também o interessado pode ter uma visão sobre a secretaria e suas competências”, frisou Rômullo Rogério. A Secs funciona no pavimento superior da Reitoria e seu horário de funcionamento é das 8 às 17h.