Gestão divulga matriz de descentralização de recursos

Documentos contemplam os três campi da Ufal e suas respectivas unidades de ensino


- Atualizado em
Gestão apresenta matriz orçamentária em reunião com diretores de unidades
Gestão apresenta matriz orçamentária em reunião com diretores de unidades
Diana Monteiro - jornalista
A Universidade Federal de Alagoas já tem preparado o modelo de alocação de recursos orçamentários para este ano, apreciado recentemente pela pela equipe central e diretores de unidades, em reunião conduzida pela reitora Valéria Correia. A matriz, elaborada pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), trata da descentralização de recursos para consumo e alocação de diárias e passagens para docentes das unidades acadêmicas e consiste numa ferramenta matemático-estatística, formulada por meio de critérios institucionais internos.
Os documentos apresentados (em anexo) na reunião pelo pró-reitor Júlio Gomes reforçam que a finalidade é distribuir recursos orçamentários de acordo com a disponibilidade e os critérios definidos. A alocação de recursos para as unidades acadêmicas leva em consideração a isonomia propiciada por uma formulação única, de acordo com a disponibilidade de dotação.
O modelo apresenta também dois objetivos específicos para a alocação de recursos : buscar a descentralização do orçamento acadêmico, aumentando a autonomia das unidades e proporcionar maior qualidade de gastos; e facilitar o planejamento das unidades por meio de sua gestão orçamentária.
Conforme o documento, optou-se pela adoção inicial de um modelo de concepção mais simples, com razoável grau de significância, sugerido pelas autoridades e condizente com a estrutura institucional da grande maioria das instituições federais de ensino superior (Ifes).