Grupo de pesquisa do ICBS publica artigo em conceituada revista científica

Artigo publicado faz parte de um estudo premiado no Congresso Brasileiro de Fisiologia


- Atualizado em
Professor Robinson (de camisa listrada azul) com os alunos que participaram da pesquisa
Professor Robinson (de camisa listrada azul) com os alunos que participaram da pesquisa

Lenilda Luna – jornalista

Para os grupos de pesquisa, um dos critérios importantes para o reconhecimento da relevância do trabalho é a aceitação para que o artigo seja publicado em uma revista científica de renome internacional. As publicações nessas revistas seguem critérios bastante rigorosos de avaliação da metodologia e originalidade da pesquisa.


Por isso, os integrantes do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Integrativa e Nanobiotecnologia Salivar, ligado à pós-graduação em Ciências da Saúde, comemoraram a publicação do artigo intitulado SGLT1 activity in lung alveolar cells of diabetic rats modulates airway surface liquid glucose concentration and bacterial proliferation, na revista Scientific Reports, que é "uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo," de acordo com o CNPq.


O trabalho fez parte da dissertação de mestrado do aluno Tales Lyra Oliveira, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Ufal, intitulada Mecanismos Moleculares envolvidos no Transporte de Glicose e Água no Epitélio Alveolar de Ratos Diabéticos. "Este trabalho já foi premiado no 50º Congresso Brasileiro de Fisiologia e indicado para o prestigioso Prêmio Álvaro Osório de Almeida", informa Robinson Sabino, professor orientador da pesquisa.


De acordo com o professor Robinson, o trabalho tem alto impacto científico. "Este trabalho descreve pela primeira vez o papel funcional do co-transportador de glicose SGLT1 no tecido pulmonar. Em conjunto, nossos resultados indicam que o SGLT1 presente em células pulmonares promove diminuição da concentração de glicose e do volume de líquido pulmonar, reduzindo o risco de infecções respiratórias. Essa pesquisa abre perspectivas para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de infecções respiratórias em pacientes diabéticos no âmbito hospitalar", ressalta o pesquisador.


A pesquisa que originou o artigo publicado teve a participação de quatro alunos do mestrado em Ciências Biológicas: Tales Lyra Oliveira, Návylla Candeia-Medeiros, Polliane M. Cavalcante-Araújo e Igor Santana Melo. A orientação foi feita pelo professor Robison Sabino Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Ufal, que está de mudança para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. O trabalho foi fruto de uma parceria entre a Ufal, UFU, USP e Unifesp. Clique aqui para ler o trabalho completo.