Instituto de Matemática promove workshop na área de Geometria Diferencial

Evento transcorre até sexta-feira (18) no Hotel Ponta Verde e é considerado um dos mais importantes da América Latina na discussão da área em foco


- Atualizado em
Fernando Codá, idealizador do evento
Fernando Codá, idealizador do evento

Diana Monteiro - jornalista

Debates, palestras e mini-curso marcarão a 6ª edição do workshop sobre Geometria Diferencial que conta com a participação de cerca de 80 pesquisadores convidados do Brasil e do exterior e se constitui num espaço de divulgação dos mais recentes trabalhos científicos na área. Também oportuniza a ampliação das colaborações científicas entre os participantes e ao mesmo tempo contribui para a formação de recursos humanos em Matemática na Região Nordeste do Brasil.

O evento transcorre até sexta-feira (18) no Hotel Ponta Verde, em Maceió, e é realizado anualmente pelos Grupos de Pesquisa Geometria Diferencial e Análise Geométrica, do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas. Da programação, além de uma seção de pôsteres selecionados, constam 21 palestras e o mini-curso Alguns resultados recentes sobre a área das superfícies mínimas ministrado pelo professor Laurent Mazet, da Université Paris-Est - Créteil et Marne la Vallée.

A área de Geometria Diferencial cobre temas científicos como Fluxo de Ricci e outros Fluxos Geométricos; Geometria Kahleriana; Superfícies mínimas e de curvatura média constante; Problemas de Willmore. Também contempla temas de Rigidez em conexão com relatividade geral, Problema de Yamabe, entre outros.

Além de Mikhail Belolipetsky do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), renomado pesquisador da área de Geometria Diferencial e responsável pela palestra de abertura, um destaque para a participação dos professores Keomkyo Seo, da Universidade das Mulheres Sookmyung, de Seul (Coreia do Sul) e Giuseppe Tinaglia, do King’s College London, que estão pela primeira vez no evento. Laurent Hauswirth, da Université de Marne la - Vallé, também é uma das referências apontadas no estudo da Geometria Referencial.

O professor Marcos Petrúcio Cavalcante, da comissão organizadora e científica, destaca que o workshop, pela realização e sucesso, é considerado como um dos mais importantes na discussão da área de Geometria Diferencial na América Latina e contribui significativamente para a visibilidade do Instituto de Matemática da Ufal na comunidade científica nacional e internacional. E reforça: “O workshop tem uma característica particular de dar oportunidade a recém-doutores e alunos de doutorado de apresentarem resultados de suas pesquisas lado a lado com pesquisadores sêniores de carreira já estabelecida. Este ano teremos quatro palestrantes com este perfil”.

O professor acrescenta que na edição deste ano o Instituto de Matemática estará representado pelo aluno de doutorado, Abraão Mendes, que acabou de retornar de um estágio de um ano na Universidade de Princeton, onde trabalhou sob a supervisão do professor Fernando Codá Marques (idealizador do evento). Codá, graduado pela Ufal, é atualmente professor titular na Universidade de Princeton (Estados Unidos).

Crescimento

A positividade do evento para o Instituto de Matemática da Ufal é enfatizada pelo professor Marcos Petrúcio por promover intercâmbios entre os pesquisadores, o que resulta em colaborações científicas com reflexos no crescimento do Programa de Pós- Graduação da unidade acadêmica. “Os resultados concretos em todas as edições do importante debate têm motivado bastante os alunos do curso, tanto da graduação como da pós-graduação”, reforçou.

O workshop conta com o apoio da Capes, CNPq e Instituto de Matemática Pura (Impa) e representam ainda a Ufal na comissão organizadora os professores: Márcio Batista e Feliciano Vitório. Além de Marcos Petrúcio Cavalcante fazem parte do comitê científico: Hilário Alencar (Ufal), José Espinar e Harold Rosenberg (Impa), Detang Zhou (UFF) e Fernando Codá (Universidade de Princeton - EUA). Mais informações podem ser encontradas no site do evento.