Paespe propõe uma imersão de estudantes de escolas públicas no ambiente acadêmico
Programa quer atingir o estudante para que se interesse a dar continuidade aos estudos
- Atualizado em
André Ferro - estudante de jornalismo
Os organizadores do Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado (Paespe) apresentaram na última quarta-feira (2), as atividades realizadas pelo programa. Também foram divulgados os números relativos a iniciativa, como número de estudantes, tutores e colaboradores em geral.
O Paespe propõe uma imersão do jovem que cursa o Ensino Fundamental e Médio no ambiente acadêmico. O programa engloba diversas atividades que visam gerar no jovem um interesse a dar continuidade aos seus estudos.
Além do cursinho pré-vestibular, são realizadas visitas técnicas, oficinas de física e química, atividades lúdicas e palestras. A estudante de Engenharia Civil, Geiza Correia, conheceu o projeto ainda no Ensino Fundamental e antes mesmo de ingressar na Ufal resolveu colaborar com a iniciativa, hoje integra a equipe de coordenação do projeto idealizado pelo professor Roberaldo Carvalho.
“O Paespe não é apenas um cursinho. Ele tem aulas que preparam os alunos do Ensino Médio para o Enem mas não é só isso. A gente tem as aulas, as visitas técnicas e as palestras onde a gente tenta inserir o aluno na Universidade, vivenciar realmente a Universidade, trazendo ferramentas para que ele tente identificar qual o curso que ele quer ingressar”, explicou a estudante.
O trabalho é realizado apenas com estudantes de escolas públicas. Na última seleção, cerca de 600 estudantes se inscreveram para o Paespe Jr., desses 120 foram admitidos. Enquanto isso, cerca 400 se inscreveram para o Paespe, desses 80 foram admitidos. Atualmente, um total de 160 continuam a participar das atividades de ambas modalidades.
A maior parte das atividades do programa são realizadas no Centro de Tecnologia (Ctec), no Campus A.C. Simões, em Maceió. O período de inscrição para os programas acontecem, geralmente, no mês de outubro, com o encerramento da turma anterior.
Estiveram presentes durante a apresentação do programa à comunidade a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, a coordenadora de Programas de Extensão, Maria Betânia Gomes, o coordenador de Engenharia Ambiental, Eduardo Lucena, o professor do Centro de Educação (Cedu), Ciro de Oliveira, o coordenador do Paespe, Roberaldo Carvalho e alguns tutores que integram a equipe.