Palestra na Ufal apresenta pesquisas realizadas na Amazônia

Evento foi para marcar comemoração de data importante no Icat


- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

O mês de março foi marcado, no Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Icat), pelas comemorações alusivas ao Dia do Meteorologista, ocorrido no último dia 23. Para lembrar a data, o Icat promoveu a palestra do professor Roberto da Fonseca Lyra, que falou sobre as pesquisas do Grupo de Micrometeorologia do Instituto, realizadas na Amazônia.

Na ocasião, vários vídeos e fotos foram apresentados, além de relatos da vivência do pesquisador na Amazônia e em várias pesquisas que ele participou, incluindo a construção da torre ATTOS, de

325 metros, que faz medição de vários parâmetros meteorológicos dentro da floresta, sem ter desmatado nada para erguer. Esse projeto é uma parceria do Brasil com Alemanha, e a Ufal é a única instituição do nordeste que participa.

Ainda foram mostrados alguns dados sobre os pesquisadores da Ufal que já participaram de campanhas na Amazônia, incluindo alunos de graduação e pós-graduação. A partir das pesquisas desenvolvidas no local, já foram realizadas tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e vários artigos publicados em periódicos e eventos.

Além de trazerem mais informações para o mundo sobre a rica Amazônia, seus processos atmosféricos e hidrológicos, essas pesquisas ajudam na formação de profissionais em vários níveis de especialidade”, destacou a professora Djane Fonseca, do Icat.