Pesquisadora apresenta mestrado sobre a Universidade Aberta do Brasil
Gestão dos cursos EaD são abordados no desenvolvimento da pesquisa
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André Ferro - estudante de Jornalismo
Durante o processo de tutoria do curso a distância da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Liliane Valério percebeu que o modo de operação da Educação a Distância (EaD) deveria ter um relacionamento melhor com as muitas pessoas que trabalham na modalidade. Percebendo que pequenas ações poderiam melhorar a dinâmica da administração, ela decidiu pesquisar as possibilidades para o aprimoramento da gestão e controle da equipe de trabalho.
O trabalho foi orientado pela professora associada do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, Cleide Jane de Sá. Bacharel em Administração, licenciada em Psicologia, possui mestrado em Psicologia e doutorado em Educação pela Universidade Aix-Marseille, e doutorado em Linguística pela Ufal. Sua formação agregou valor a pesquisa por associar os conhecimentos administrativos aos educacionais, além de aplicar técnicas do ensino para adultos em função de uma otimização da capacidade de pesquisa, explorando os limites pessoais de ritmo.
A pesquisadora apontou que existem poucos subsídios para o melhoramento da estrutura organizacional. Segundo ela, é muito difícil encontrar modelos e referências, assim como conhecimento científico à disposição dos coordenadores da EaD na Ufal.
“Durante minha pesquisa verifiquei que não existe a disposição dos coordenadores da nossa universidade, por exemplo, nem nas fontes consultadas em bases nacionais de dados, modelos e referências objetivas quanto ao gerenciamento de pessoas, seu acompanhamento e monitoramento”, confirmou Valério.
E acrescenta que, mesmo em tempo de retração econômica, onde a própria modalidade EaD segue em crise, é importante e possível aplicar conceitos para um melhor acompanhamento das equipes que trabalham no seguimento.
“A repercussão da pesquisa pode estar comprometida por vivermos esse momento de crise da EaD, mas será um desafio para os gestores da macro e micro gestão justamente aproveitarem os relatos e observações da pesquisa para que nesse momento alguns desafios da gestão possam ser superados. Afinal, escassez de verba não impede de implementarmos mudanças estratégicas no modelo de acompanhamento das equipes que atuam com a educação a distância”, defendeu a Liliane.
Em seus planos estão a publicação da pesquisa para que mais pessoas tenham acesso às informações contidas nele e programar sua próxima pesquisa, tal como um possível doutorado. Para ela, sua próxima pesquisa, provavelmente, estará relacionada às áreas de Educação e Administração, buscando dar importância ao universo do gerenciamento de projetos como fonte de formação para os gestores e professores que atuam no EaD.
Liliane Valério é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, especializada em Gestão Pública pela Ufal e Planejamento e Gestão de Projetos Sociais pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit), conquistou o grau de mestra em Educação na Ufal. A experiência adquirida no Campus A.C. Simões fez com que ela tivesse uma visão ampla sobre o ensino presencial e a distância.