Projeto leva discussões sobre cinema ao Campus do Sertão

Cinematógrafo Sertanejo teve início na última quarta-feira e será realizado periodicamente durante o ano


- Atualizado em
Krystilla Costa, Aruã Lima e Viviane Melo, responsáveis pelo projeto Cinematógrafo Sertanejo
Krystilla Costa, Aruã Lima e Viviane Melo, responsáveis pelo projeto Cinematógrafo Sertanejo

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu, na última quarta-feira (9), a primeira edição do projeto Cinematógrafo Sertanejo. Na ocasião, pouco mais de 30 estudantes compareceram ao miniauditório do campus em Delmiro Gouveia para participar da iniciativa, que visa aprimorar o uso do Cinema nas interpretações historiográficas e de filmes na sala de aula por meio da exposição de filmes e debates.

Para o professor Aruã Lima, um dos coordenadores do projeto, os participantes demonstraram bastante aceitação. “Tivemos uma sessão com algo em torno de 35 participantes. Um número que consideramos bastante razoável. Os estudantes dos primeiros períodos compareceram muito o que indica uma certa mobilização dos estudantes em torno do curso. Discutimos o filme soviético chamado Circus que foi produzido em 1936 e dirigido por Grigori Aleksandrov and Isidor Simkov”, destacou.

O projeto Cinematógrafo Sertanejo se divide em quatro eixos temáticos: Cinema e Guerra FriaPós-ModernidadeCiência e Fontes Históricas, que contarão com três filmes cada. “O formato da atividade de extensão será de exposição dos filmes e debate. Este último será dirigido por um roteiro de questões elaboradas pelo mediador responsável de cada eixo que será entregue e explicado no início de cada encontro”, reforça o coordenador do Projeto.

Além de Aruã, estão na equipe coordenadora do evento Gabriel Soares Bádue, também professor do Campus do Sertão; a docente de História e Mestranda em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) , Viviane Melo e a estudante do curso de História, Krystilla Costa. Ainda segundo o professor, o público-alvo é composto por estudantes de História e Ciências Humanas em geral assim como docentes das mesmas áreas.