Reitora Valéria Correia reafirma parcerias com a Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária está realizando estudos para abrir um Centro de Pesquisa em Alagoas
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
A reitora Valéria Correia reuniu-se, na manhã desta terça-feira, 1° de março, com João Flávio Veloso e Walane Mello, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que é vinculada ao Ministério da Agricultura e desenvolve pesquisas em vários segmentos da produção agropecuária do país.
Em Alagoas, a Embrapa tem uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desde 1997 e mantém uma unidade de execução de pesquisa instalada no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), ligada à Embrapa Tabuleiros Costeiros, com sede em Aracaju. "Nessa unidade são conduzidas pesquisas na produção de sorgo, milho,cana-de-açúcar, inhame, mandioca, manejo do solo e reciclagem de resíduos, entre outros", informa Wallane Mello.
Na área de atuação da Embrapa, em Alagoas, existem pesquisas e consultorias na região do agreste e semiárido, incluindo a produção de folhosas em Arapiraca, que fortalece o segmento da Agricultura Familiar. "Desde 2005, o Conselho Universitário (Consuni) nos autorizou a ocupar um terreno do Ceca para desenvolver esse trabalho. Nós temos um contrato de comodato com a Universidade para a utilização desse terreno, onde funciona o setor administrativo e galpões de material de pesquisa", relata a pesquisadora da Embrapa.
Na reunião com a reitora, os pesquisadores detalharam a parceria e informaram que a Embrapa está realizando estudos para a implantação de um Centro de Pesquisa. "Esse é um projeto que ainda está em estudo. Os pesquisadores vieram da sede, em Brasília, em função de uma demanda do Ministério da Agricultura, para fazer um levantamento de qual será a área de pesquisa deste novo Centro, que possibilite um avanço tecnológico para Alagoas e para o Nordeste, tornando-se uma referência regional", destacou Wallane.
O estudo de demanda feito pela Embrapa para a instalação do novo Centro também tem como objetivo focar as linhas de pesquisa em outras áreas, diferentes daquelas que já têm pesquisas em andamento com as instituições parceiras. "Nesse período estamos procurando dialogar com nossos parceiros, e a Universidade Federal de Alagoas tem sido uma referência no processo de cooperação. Na Embrapa, sempre temos a preocupação de fortalecer as parcerias", disse João Flávio, pesquisador da Embrapa que veio de Brasília.
Durante a reunião, a reitoria Valéria Correia reafirmou o interesse da Ufal em manter a parceria com a Embrapa, diversificando as áreas de atuação para envolver pesquisas com outros cursos. "Além do Ceca e da Química, que já têm cooperação com a Embrapa, podemos agregar o curso de Farmácia, de Nutrição e outras unidades", destaca a reitora Valéria Correia.
O vice-reitor, José Vieira, que também acompanhou a reunião, considerou a proposta interessante e inovadora. "Pelo que nos foi relatado, a Embrapa pretende implantar em Alagoas um Centro que, além de pesquisas em agropecuária, também desenvolva projetos na rede gastronômica e de turismo. Por isso, acreditamos que podemos ampliar o leque de projetos em cooperação com a empresa", ressaltou Vieira.