Tenda Cultural será desmontada por risco iminente de acidentes
Segundo avaliação técnica, estrutura apresenta não conformidades e a área deve ser isolada para desmontagem
- Atualizado em
Lídia Ramires - jornalista
A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) determinou o isolamento e a desmontagem da Tenda Cultural Estudantil após a constatação de não conformidades na estrutura, que tem marcas visíveis de desgaste. A tenda foi inaugurada em agosto de 2010, sob a administração da Pró-reitoria Estudantil (Proest) e abrigou eventos artísticos, culturais e políticos.
A avaliação foi realizada após visita técnica da Equipe de Engenharia e Arquitetura da Sinfra e apontou problemas que podem colocar a estrutura em colapso. Segundo a avaliação técnica, uma vez que a cobertura se encontra rasgada e acumulando água, há risco iminente de queda.
Há ainda problemas na estabilidade dos apoios e pilares. As características da estrutura – que é tensionada – apresenta poucos apoios e a membrana de cobertura atua como elemento estrutural, o que permite a liberação de grandes vãos livres. Uma vez que há problemas na estabilidade da membrana, os apoios e pilares estão em iminente risco de desabamento.
A avaliação ainda aponta problemas na estrutura metálica que está oxidada em alguns pontos. Os técnicos apontam a falta de manutenção, desde a instalação da Tenda, como causa do desgaste. De acordo com a avaliação, os pontos oxidados comprometem a resistência dos elementos estruturais da Tenda, o que reforça a necessidade de desmontagem.
Os engenheiros e arquitetos constataram ainda que o sistema de cabeamento está danificado, com rupturas e colapsado em alguns pontos e, de acordo com a avaliação, “ocasionando o constante rasgo da cobertura e o risco de queda de cabos e sistemas de travamentos nos usuários que estiverem dentro do espaço da tenda”.
O memorando encaminhado pela Sinfra, em 10 de março, solicita a intervenção imediata da Tenda como forma de evitar acidentes com usuários do espaço e aponta para a impossibilidade de recuperação da estrutura da cobertura, “por se tratar de um sistema estrutural complexo e que necessitaria de projeto com cálculos específicos para a confecção de uma nova tenda”.
Após ser desmontada, a Tenda será levada para os galpões de manutenção da Sinfra. O coordenador de assuntos culturais (CAC), Ivanildo Piccoli, avalia formas de aproveitamento do material e o uso das estruturas de arquibancada em outros espaços.