Ufal promove ações de preservação do Rio São Francisco

Sociedade participou de palestras e atividades na cidade de Penedo


- Atualizado em
Comunidade recebe orientações sobre preservação do Rio São Francisco
Comunidade recebe orientações sobre preservação do Rio São Francisco

André Ferro – estudante de Jornalismo

Algumas atividades de conscientização e pesquisa foram realizadas por alunos e professores da Ufal na cidade ribeirinha de Penedo dentro da programação do Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março. Entre as ações, foram realizadas palestras, limpeza das margens do Rio São Francisco e atividades físicas ao ar livre.

Em apenas trinta minutos, foram coletados cerca de 83kg de resíduos sólidos, em sua maioria plásticos, garrafas de vidro e metais. Esses materiais são extremamente danosos ao meio ambiente, ocasionando a morte de espécies aquáticas por sufocamento e intoxicação, ferindo turistas e poluindo a paisagem.

Alguns projetos participaram da programação do Dia Mundial da Água em Penedo. Dentre eles, o Observando os Rios que realiza ações de monitoramento da qualidade da água em bacias hidrográficas na Mata Atlântica. Ele é desenvolvido pela Fundação S.O.S Mata Atlântica, criada em 1986 e que busca a conservação do ecossistema.

O Rio São Francisco atravessa uma grave crise, com redução da vazão de suas águas, além da polêmica da transposição e das poucas ações visando a revitalização. O envolvimento de alunos e da comunidade ribeirinha pode trazer novas discussões sobre a conservação das suas águas.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto são os docentes Taciana Kramer Pinto, Cláudio Sampaio, Diógenes Meneses, Alexandre Oliveira, Petrônio Coelho Filho e Andréa Paiva, além do técnico e biólogo, Ewerton dos Santos.

O evento foi realizado numa parceria entre Ufal, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), Prefeitura de Penedo, IMA e Ifal.