Últimos dias para fazer a Avaliação Institucional da Ufal
Servidores e estudantes podem colaborar com respostas ao questionário até esta sexta-feira
- Atualizado em
Manuella Soares - Jornalista
O Programa de Avaliação Institucional (PAI) estará disponível até a próxima sexta-feira (4) para docentes, técnicos, discentes e egressos. A grande consulta à comunidade acadêmica vai servir de referência para as áreas estratégicas que a gestão irá atuar. Esta é a oportunidade de deixar registrado o que pode ser modificado e o que está dando certo para uma Ufal cada vez melhor.
Não é obrigatório, mas em menos de cinco minutos é possível responder ao questionário do Programa e colaborar com informações sobre aspectos físicos, administrativos e acadêmicos. Baseado no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), o PAI é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) que é formada por representantes docentes de cada área (Ciência Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde), técnicos administrativos, docentes e técnicos dos campi de Arapiraca e do Sertão, e discentes, além da sociedade civil, sob a coordenação da professora Lucy Vieira, da Famed.
O programa envolve cinco eixos em dez dimensões: ensino, pesquisa e extensão; pós-graduação; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; política de pessoal; organização e gestão; infraestrutura física e acadêmica; planejamento e avaliação; atendimento ao estudante; e sustentabilidade financeira.
O questionário onde a comunidade pode se expressar, está disponível nas páginas do Sipac, Sigrh e Sieweb. O produto final dessa avaliação é um relatório que deve ser encaminhado para os órgãos externos de controle, como TCU, MEC e Inep.
A proposta da Procuradoria Educacional Institucional é desenvolver, junto com a comissão de avaliação, uma análise mais detalhada de como é que cada pessoa está respondendo ao questionário. De acordo com os dados disponibilizados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal, será possível identificar o que as pessoas estão apontando a partir do seu local de trabalho ou estudo. Assim, a gestão terá um panorama de como tem se configurado as principais reivindicações em determinados locais da Universidade.
Além disso, o relatório final vai extrair respostas sobre o desempenho da Ufal nas avaliações externas que impactam na qualidade da Instituição.