Ufal debate Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial

Arte de divulgação | nothing
Arte de divulgação

Diana Monteiro - jornalista

O Campus Arapiraca sedia de 20 a 22 deste mês o 1° Seminário Alagoano de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial. O objetivo é abordar assuntos relacionados aos desafios que as instituições enfrentam para construir uma sociedade com mais justiça social, democracia econômica e relações sociais mais solidárias.

Serão discutidas estratégias adotadas pelos empreendimentos econômicos solidários e as possibilidades que apresentam para apoiar processos de desenvolvimento de territórios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). O seminário é promovido pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Ites), da Universidade Federal de Alagoas em atividade no Campus Arapiraca e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/Senaes).

“O seminário pretende ser um espaço de discussão e troca de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais que estudam e vivenciam a Economia Solidária, bem como entre diversos empreendimentos econômicos solidários do estado de Alagoas”, disse o professor Leonardo Prates Leal, coordenador da incubadora.

O professor destaca que o evento é dotado de momento de formação, com oficinas e mesas-redondas; intercâmbio e articulação para formação de uma rede de finanças solidárias entre as instituições locais, por meio da realização do 1º Fórum Alagoano de Finanças Solidárias.  Segundo Leonardo, o evento proporcionará trocas de experiências e a construção de um marco histórico para a área da em Alagoas, com a inauguração do primeiro Banco Comunitário de Desenvolvimento do Estado, que terá sede no município de Igaci, a 146 km de Maceió.

Rede Estadual

Leonardo Leal acrescenta que o seminário pretende mobilizar pessoas interessadas pela temática da economia solidária e temas afins. “Assim, espera-se contar com a presença de estudantes, pesquisadores, ativistas, representantes de agências de fomento e de empreendimentos econômicos solidários, tais como: as cooperativas, associações, grupos de produção, agricultores ecológicos, redes de empreendimentos, empreendedores sociais, lideranças comunitárias, gestores públicos e todo o público preocupado com processos de mudança social, e que possam a contribuir para o fortalecimento de uma rede estadual de economia solidária”, enfatizou Leonardo.

Estão na organização do seminário os professores Andrea Yumi Sugishita Kanikadan, Rafael José Navas da Silva, Suzanny Carla Santos Almeida e Leonardo Leal, representantes da incubadora Ites. O evento também conta com o apoio dos bolsistas Alã Ywirgo, Evelyn Barros, Larysse Barbosa, Nielly Oliveira e Richard Nogueira.

Para mais informações e inscrições acesse o site do seminário.