Fórum Multiprofissional sobre Idosos reuniu estudantes e profissionais
Envelhecimento ativo e formação profissional foram temas abordados durante o evento
- Atualizado em
Redação Ascom
Profissionais, estudantes, representantes de pastorais e associações, da capital e também do interior de Alagoas, participaram, no final do mês de julho, do 1º Fórum Multiprofissional sobre Idosos. Na ocasião, foram realizadas mesas-redondas que tiveram como finalidade promover debates e fomentar conhecimento acerca do envelhecimento ativo para uma boa formação de profissionais das mais diversas áreas.
“Durante dois dias, discutimos muito sobre o trabalho multiprofissional voltado para os idosos, seus cuidadores e familiares. É necessário que eventos como esses ocorram para que a sociedade perceba o quanto o nosso país está envelhecendo e comece a trabalhar para garantir um envelhecimento ativo, saudável e igual para todos. Para isso, necessitamos cobrar a efetivação das políticas públicas voltadas para esse fim e conhecer o processo para não ter medo de envelhecer”, destaca a professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Idosos da Ufal, Elizabeth Moura.
O grupo foi criado em 2014 e é composto por estudantes da Universidade e de outras instituições de ensino superior do Estado. Integram também a equipe, profissionais dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Medicina e Serviço Social.
A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Maria Ângela Alavarez, também esteve presente no fórum e falou sobre a importância do cuidado à pessoa idosa, além de empossar os membros do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn-AL.
No último dia do evento, o público teve a oportunidade de participar de um momento de descontração por meio de uma aula de zumba. As fraldas geriátricas, doadas pelos participantes no ato de confirmar a inscrição, foram entregues ao Lar São Francisco.