Professor da França vai realizar conferências na área de Direito Internacional

Norbert Rouland participa de eventos na Ufal e Aliança Francesa com apoio da FDA


- Atualizado em 06/05/2024 18h30
Norbert Rouland, da Université Paul Cézanne Aix-en-Provence
Norbert Rouland, da Université Paul Cézanne Aix-en-Provence

Manuella Soares - jornalista

O Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito (PPGD) promove, em parceria com a Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), o 1º Seminário Internacional do mestrado em Direito da Ufal. O evento será realizado no dia 22 de agosto, às 9h, no auditório da Reitoria.

O conferencista convidado é Norbert Rouland, professor de História do Direito e Antropologia Jurídica da Université Paul Cézanne Aix-en-Provence, na França. A abertura do evento conta com a participação dos professores Marcos Ehrhardt, coordenador do PPGD e Aruã Lima, assessor de Intercâmbio Internacional.

Rouland está responsável pela conferência intitulada Universalismo e direitos fundamentais das mulheres: uma abordagem antropológica, em seguida haverá debate com os professores da FDA Elaine Pimentel, Maria da Graça Gurgel e George Sarmento, este último também vai fazer a tradução consecutiva da conferência, que é aberta aos interessados.  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Haverá emissão de certificado para os participantes.

No dia 29 o professor Norbert Rouland fará uma conferência intitulada Caminhos da Antropologia Jurídica: diálogos Brasil-França, na Aliança Francesa, às 18h30, também promovida pela Faculdade de Direito com apoio da Assessoria de Intercâmbio Internacional. Os debatedores serão os professores Gustavo Madeiro (Feac), Maria da Graça Gurgel (FDA) e Alessandra Marchioni (FDA).

As inscrições para este evento podem ser feitas aqui.  

O Laboratório de Direitos Humanos da Ufal e o Núcleo de Estudos de Direito Internacional e Meio Ambiente também estão apoiando a realização das duas conferências.

Sobre o convidado

Norbert Rouland é doutor em Direito, em Ciência Política e em Antropologia jurídica. Professor concursado no Institut Universitaire de France, onde fundou a cátedra de antropologia jurídica. Ele fundou e ainda dirige o Master 2 de Direito das Atividades Artísticas (Droit des activités artistiques).

Entre as suas principais obras estão: Antropologia Jurídica (Anthropologie juridique); Aos confins do Direito. Antropologia jurídica e a modernidade (Aux confins du droit-Anthropologie juridique de la modernité); Direito das minorias e dos povos autóctones (Droit des minorités et des peuples autochtones); Introdução histórica do direito (Introduction historique au droit); e Do direito às paixões (Du droit aux passions).

Recentemente Norbert Rouland publicou A descoberta das mulheres artistas. Uma história de gênero (A la découverte des femmes artistes. Une histoire de genre). Nessa obra o professor realizou um levantamento de todas as mulheres que se evidenciaram na carreira artística, antes, domínio reservado aos homens, sugerindo por um reconhecimento dos dois gêneros. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.