Professora da Uerj faz palestra sobre currículo na próxima terça
Evento acontece no Cedu e é aberto ao público
- Atualizado em
Jacqueline Freire – jornalista colaboradora
Acontece na próxima terça-feira, 20 de setembro, às 14h30, no auditório do Centro de Educação (Cedu), a palestra sobre Currículo, com a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Inês Barbosa de Oliveira. Em debate, a Base Nacional Curricular Comum, seus aspectos legais, significados políticos e o campo do currículo.
Estudantes e docentes de graduação e de pós-graduação, docentes da educação básica e interessados na temática são convidados ao evento que é aberto ao público. A palestra é uma iniciativa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) e do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira (PPGE), e realizado pelo Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multijea), Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (Needi) e pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia, todos da Universidade Federal de Alagoas.
A professora Inês Barbosa é graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina, mestra em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da FGV e doutora em Sciences Et Théories de L éducation pela Université de Sciences Humaines de Strasbourg. É também pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra com Habilitation a Diriger des Recherches (HDR) pela Université de Rouen, da França.
Atualmente, Inês Barbosa é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), além de membro do GT Currículo da Anped. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, pesquisa nos/dos com os cotidianos, currículos pensados praticados e emancipação social na perspectiva da justiça cognitiva e da cidadania horizontal.