Reitora da Ufal participa de eventos nacionais de Assistentes Sociais em Olinda
Valéria Correia integrou mesa sobre a residência multiprofissional e precarização das políticas públicas
- Atualizado em
Com informações da comunicação/CFESS
A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, está em Olinda-PE participando de eventos nacionais de Assistentes Sociais. Nesta segunda-feira (5), pela manhã, ela integrou uma mesa do Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social, que debateu A residência multiprofissional no contexto de precarização da política de saúde e educação. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, com cerca de 500 participantes.
A reitora abordou a contrarreforma da política de saúde e de educação na atualidade, os impactos da Ebserh e a repercussão nos programas de residência. “Nessa conjuntura, cresce a expansão desenfreada das instituições privadas de ensino superior, a inserção do capital estrangeiro no ensino; os cortes no orçamento das universidades públicas, a precarização do trabalho. A Reforma Sanitária defendeu a estatização progressiva, porém hoje assistimos ao oposto disso”, avaliou a reitora.
Após a participação no debate, a reitora Valéria Correia veio para Maceió, onde empossou os novos membro do Conselho Universitário da Ufal, mas retornou em seguida para Olinda para participar do 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que prossegue até 9 de setembro, com o tema 80 anos do Serviço Social no Brasil – a certeza na frente, a história na mão.
A categoria de Assistentes Sociais, que atualmente conta com aproximadamente 160 mil profissionais no país, comemora oito décadas da criação do primeiro curso de Serviço Social no Brasil, 60 anos de fundação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e 20 anos das Diretrizes Curriculares.