Ufal em Penedo participa de evento sobre conservação de tartarugas marinhas
Reunião da Retamane foi realizada no Rio Grande do Norte
- Atualizado em
Ascom Ufal
O Laboratório de Ictiologia e Conservação da Ufal (LIC) e o Instituto Biota, representaram o estado de Alagoas na 5ª Reunião da Rede de Conservação de Tartarugas Marinhas do Nordeste (Retamane), realizada nos dias 27 e 28 de agosto, em Areia Branca-RN. Estiveram presentes cerca de 45 pesquisadores, ambientalistas e gestores de unidades de conservação de todo o Nordeste do Brasil que trabalham em prol da conservação das tartarugas marinhas.
O LIC e o Instituto Biota levaram resultados de pesquisas desenvolvidas no litoral alagoano. O estagiário Marcio Lima Jr, aluno do curso de Engenharia de Pesca e bolsista Pibic representou o Laboratório e apresentou os trabalhos desenvolvidos no extremo sul de Alagoas.
A reunião também contou com a presença do coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, João Carlos Alciati (Tamar/ICMBio), e representantes das instituições da rede: Universidade Federal de Alagoas (Ufba), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Reserva Biológica (ReBio) do Atol da Rocas/ICMBio (RN), Ecoassociados (PE), Numar (RN), PAT Ecosmar (BA), Fundação Pró-Tamar, e Associação Guajiru (PB).
Realizada anualmente, a reunião tem como objetivo preencher lacunas de conhecimento, por meio de inciativas e colaboração, além de compartilhamento de dados entre as instituições integrantes, ampliando o alcance dos esforços e promovendo ações de longo prazo junto ao poder público para a conservação das tartarugas marinhas. “Esses animais sofrem fortes ameaças provocadas pelo homem como a pesca acidental, poluição dos oceanos e o desenvolvimento costeiro desordenado, levando essas espécies a um risco eminente de extinção”, destacou o professor Cláudio Sampaio, da Ufal.
Durante a reunião foi acertado os últimos detalhes para o lançamento de um livro, com capítulos de todos os integrantes da Retamane. A Ufal participa do livro, com um capítulo, assinado pelo professor Sampaio e sua ex-aluna, Mariana Targino, do curso de Biologia, recentemente formada no Campus Arapiraca.
Além da reunião, foi apresentada a palestra Aspectos médicos veterinários da reabilitação de tartarugas marinhas no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), ministrada por pesquisadores do próprio instituto de pesquisa capixaba. Foram discutidos temas associados a resgate e reabilitação de tartarugas, assim como licenças e legislação.
Na ocasião, o professor Cláudio Sampaio, da unidade da Ufal em Penedo, um dos fundadores da Retamane, passou a titularidade para o professor Robson Santos, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), ficando como seu suplente.