Ufal ganha prêmio nacional com projeto de estudantes
Jornada de Relações Públicas vence Intercom Nacional na USP
- Atualizado em
Adriana Thiara Oliveira - Relações Públicas colaboradora
O projeto 2ª Jornada Alagoana de Relações Públicas (Jarp), desenvolvido por um grupo de sete alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e resultado do trabalho de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Comunicação e Relações Públicas (Corps/Ufal/CNPq), foi laureado, na última sexta-feira (09), com o prêmio Expocom Nacional, na categoria Organização de Eventos, concedido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, durante o 39º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Em julho deste ano, a Jarp foi escolhida para representar o Nordeste na categoria Eventos, quando foi premiada como o melhor trabalho durante a Intercom Regional, em Caruaru. Agora, os autores trazem para casa o primeiro troféu nacional do segmento ao desbancar os projetos das Universidades Federais do Amazonas e Rio Grande do Sul.
A Jarp é um dos projetos do Corps, grupo de pesquisa liderado pela professora Mirtes Torres (Ufal), sob a coordenação da professora Adriana Thiara Oliveira (Ifal/Ufal). O projeto que recebeu reconhecimento nacional foi resultado do trabalho dos estudantes Agda Lohany Ramos Silva, com o apoio dos alunos Aldia Luiza Gomes Sampaio, Amanda Karla Bezerra da Silva, Ellen Claúdia Lima Firmino, Igor Nascimento Batista, Karoline Paula Santos da Silva e Thais Oliveira Lins, todos do curso de Relações Públicas da Ufal.
Segundo a professora-orientadora, Adriana Thiara Oliveira, este é o primeiro prêmio nacional concedido pela Intercom para Universidade e para os alunos de Relações Públicas. "Nosso projeto começou como uma atividade de sala e ganhou projeção por ter um conceito muito bem fundamentado e lastreado numa atividade de pesquisa e extensão. A Jornada visa manter viva e latente não só a história e a memória das Relações Públicas em Alagoas, mas ser uma vitrine para os alunos que praticam e se qualificam para o mercado", destacou.
Para a aluna Amanda Karla Bezerra, uma das autoras do projeto vencedor, o prêmio é fruto de trabalho em equipe. “Ganhar o regional foi muito importante, mas ser reconhecido nacionalmente não tem preço. Estamos orgulhosos demais por representar nosso Estado e o curso de Relações Públicas. Esse é o primeiro prêmio nacional que o curso recebe e temos certeza que muitos outros virão", projetou.
O que é a Expocom
A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), é também um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.
Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”.
A premiação é simbólica e entregue durante a Intercom, beneficiando os autores pela qualificação de seu currículo, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.
Jornada Alagoana de Relações Públicas
A partir da linha História e Teoria das Relações Públicas, a qual demonstra o percurso da profissão de Relações Públicas, realizando um estudo das ações embrionárias no Brasil e no mundo, pesquisas são desenvolvidas e externalizadas por meio de projetos.
O Corps criou, num movimento engajador, sob o formato de evento, a Jornada Alagoana de Relações Públicas (Jarp). Validado como objeto de estudo, a Jornada está ancorada no contexto da preservação da história das Relações Públicas, ao tempo que vem para a ser um viés indutor da nova história da Relações Públicas no Estado.
A Jarp é uma iniciativa interinstitucional com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Núcleo Prático de Relações Públicas e Eventos (Nurpe). De acordo com os idealizadores, a Jornada tem o intuito de ser um momento de formação extra-classe, um espaço para que estudantes, profissionais e organizações mantenham contato e relacionamento; além de promover um amplo debate e problematizar as profissões e atividades de comunicação em Alagoas.