Agilização no atendimento do RU é discutida pela gestão

O Projeto RU Ágil é dotado de readequação do espaço físico e compra de equipamentos. Também foram discutidos aquisição de alimentos e o funcionamento dos restaurantes universitários das sedes Arapiraca e Delmiro Gouveia

Analice Dantas destaca a importância do restaurante universitário como equipamento social de apoio estudantil (Fotos - Daniel Araújo) | nothing

Diana Monteiro - jornalista

A crescente demanda de usuários no Restaurante Universitário (RU) do Campus A. C. Simões, assim como de unidades descentralizadas, tem exigido medidas para o dinamismo desse serviço na Universidade Federal de Alagoas, considerado pela gestão como prioridade, principalmente pelo importante equipamento social de apoio aos estudantes visando garantir segurança alimentar e condições de permanência na instituição.

O serviço disponibilizado à comunidade universitária foi discutido na manhã desta sexta-feira (20), pela reitora Valéria Correia com representantes da Pró-reitoria Estudantil (Proest), da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Superintendência de infraestrutura (Sinfra) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Na pauta, a execução do Projeto RU Ágil e funcionamento dos restaurantes universitários das sedes Arapiracas e Delmiro Gouveia.

Ainda como pauta de reunião, a discussão dos processos necessários para implementação da compra institucional dos alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimento pela Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Alagoas. “Mesmo com o contingenciamento de recursos para este ano, nesse primeiro semestre vamos priorizar a readequação de um equipamento importante para a comunidade universitária, como é o RU”, reforçou a reitora Valéria Correia.

A pró-reitora estudantil Analice Dantas destacou que o Projeto RU Ágil, além de contemplar readequação do espaço físico, prevê a aquisição de balcões térmicos dando condições ao atendimento self service. “Essa medida visa reduzir o tempo do usuário na fila e refletirá para a melhoria no atendimento. Cadastramento e controle do acesso ao RU também estão entre as medidas para a agilização do serviço”, frisou Analice, acrescentando a definição de um cronograma de atividades para a área.

Os três restaurantes universitários em funcionamento, A. C. Simões, Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e Unidade Viçosa, atendem diariamente cerca de três mil usuários, o que resulta em 20 mil refeições servidas ao mês. Além do almoço e jantar os estudantes da Residência Universitária (RUA), recebem mais duas refeições diariamente.

“O projeto de adequação é um compromisso da atual gestão na busca de ações de apoio aos estudantes na universidade. Dentre as prioridades está a manutenção de todos os restaurantes universitários existentes”, reforçou a pró-reitora Analice Dantas.