Promisaes abre edital para bolsas destinadas aos alunos estrangeiros

Entre os critérios da seleção estão a condição socioeconômica do estudante, o IDH do país de origem e o rendimento acadêmico

Bolsas serão para alunos que fazer parte do PEC-G Ufal | nothing
Bolsas serão para alunos que fazer parte do PEC-G Ufal

Manuella Soares - jornalista

A Pró-reitoria de Graduação da Ufal lançou um edital de seleção de bolsas-auxílio para o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes 2017), do primeiro semestre. O auxílio é destinado aos estudantes participantes do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G/Ufal).

Pode se inscrever o aluno estrangeiro devidamente matriculado (matrícula institucional e acadêmica, quando couber) e com frequência regular na Ufal, no período anterior e no semestre de realização da seleção.

A seleção será feita baseada em critérios como situação do visto junto à Polícia Federal, análise da condição socioeconômica, rendimento acadêmico, frequência escolar, índice de desenvolvimento humano do país de origem do estudante e envolvimento do aluno em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com o curso de graduação.

A documentação exigida em edital deve ser entregue na secretaria da Prograd até o dia 3 de fevereiro, das 9h às 17, devidamente preenchida e assinada. O auxílio no valor de R$ 622 terá duração de seis meses.

Confira aqui o edital completo.

Sobre o projeto

O Promisaes é um projeto do Ministério da educação que tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos, em especial os africanos, nas áreas de educação e cultura.

O projeto oferece apoio financeiro no valor de R$ 622 para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G nas instituições federais de educação superior. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres.