Ato em defesa da ciência reúne pesquisadores e gestores na ALE

Gestão e alunos da Ufal foram recebidos em sessão extraordinária, após ato na Praça Dom Pedro II

Manifestação fez parte de uma programação nacional pelo Dia C da Ciência. Fotos: Renner Boldrino | nothing

Izadora Garcia - relações públicas

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, estudantes, professores, pesquisadores e gestores se reuniram em uma mobilização liderada pela Universidade Federal de Alagoas em defesa da ciência. O ato, na Praça Dom Pedro II, foi motivado pela preocupação com o atual contexto de cortes nos investimentos em educação e pesquisa.

"O Dia C é um dia que acontece no Brasil inteiro em espaços importantes. Escolhemos a Assembleia [Legislativa] para este diálogo”, pontuou a reitora Valeria Correia. Já o vice-reitor, José Vieira, falou sobre a relevância da ciência para a manutenção da autonomia e soberania do país.

Durante a audiência, os parlamentares ressaltaram a importância da Universidade para o Estado e se comprometeram a pressionar os partidários do Congresso e Senado para resistir ao desmonte das universidades federais. “É algo que nos faz refletir sobre a nossa responsabilidade. Eu sou muito simpático à causa. Sugiro uma moção em apoio à Universidade e aos investimentos em pesquisa”, disse o deputado estadual Rodrigo Cunha. Para Isnaldo Bulhões, é necessário pressionar os partidários do Senado e Câmara para evitar que mais cortes sejam propostos. “Não falo no sentido de recuperar os investimentos em curto prazo, mas, pelo menos, manter os que já temos”, acrescentou.

As universidades públicas são responsáveis por cerca de 80% do conhecimento científico produzido no país. Em Alagoas, a Ufal realiza projetos de pesquisa e extensão nas três grandes áreas de conhecimento. Com os cortes, investimentos em laboratórios e concessão de bolsas ficam ameaçados. A Pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, falou sobre a importância da manutenção dos pilares da universidade. “O ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis. É através da extensão que a universidade garante que o conhecimento científico produzido nas pesquisas retorne para a sociedade. A Ufal possui atividades de extensão em 37 municípios, o que é muito representativo”, explicou.

“Em tempos de crise, é necessário deixar muito claro o que é prioridade. Educação e saúde precisam ser prioridade, sempre”, finalizou a deputada Jo Pereira.