Hospital Universitário promove ação da Campanha Mundial de AVC

Atividade foi realizada pelo Grupo de Apoio Contra o AVC para pacientes e familiares


- Atualizado em
Atividade do Grupo de Apoio do HU faz parte da Campanha Mundial do AVC 2017
Atividade do Grupo de Apoio do HU faz parte da Campanha Mundial do AVC 2017

Thâmara Gonzaga – jornalista 

Pacientes e familiares atendidos no ambulatório de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Ufal participaram, nesta quarta-feira (25), no auditório do HU, de uma série de atividades promovida pelo 2º Grupo de Apoio Unidos Contra o AVC. A ação faz parte da Campanha Mundial de AVC 2017.

De forma didática e esclarecedora, os pacientes e seus acompanhantes receberam informações de profissionais das áreas de neurologia, nutrição, educação física, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional de modo a melhorar a qualidade de vida e evitar novos derrames.

“Vida desregrada, taxas fora de controle, tabagismo, alto consumo de bebidas alcoólicas e estresse são fatores que podem desencadear um AVC, inclusive, em pessoas jovens. Para o sucesso do tratamento, é importante a parceria entre médico, paciente e família”, destacou a médica neurologista e professora da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal, Analuiza Luna Sarmento.

Já a coordenadora do evento, médica neurologista e professora da Famed, Letícia Januzi Rocha, abordou a importância do reconhecimento dos sinais. “Lembro de um paciente que chegou no ambulatório com alteração na fala. Ele já tinha passado por outra emergência e disseram a ele que estava confuso. Ao chegar no HU, ficou logo internado”, alertou a médica.

O Grupo de Apoio Unidos Contra o AVC, que conta com a parceria da Associação Ação AVC e da Rede Brasil de AVC, tem como objetivo fornecer informações tendo em vista a prevenção, a reabilitação e a reintegração dos pacientes. As ações deste ano foram voltadas para a importância de prevenir o Acidente Vascular Cerebral, popularmente mais conhecido como derrame, com foco na mudança de hábitos de vida, alimentação e atividade física.