Hospital Universitário promove ação da Campanha Mundial de AVC

Atividade foi realizada pelo Grupo de Apoio Contra o AVC para pacientes e familiares

Atividade do Grupo de Apoio do HU faz parte da Campanha Mundial do AVC 2017 | nothing
Atividade do Grupo de Apoio do HU faz parte da Campanha Mundial do AVC 2017

Thâmara Gonzaga – jornalista

Pacientes e familiares atendidos no ambulatório de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Ufal participaram, nesta quarta-feira (25), no auditório do HU, de uma série de atividades promovida pelo 2º Grupo de Apoio Unidos Contra o AVC. A ação faz parte da Campanha Mundial de AVC 2017.

De forma didática e esclarecedora, os pacientes e seus acompanhantes receberam informações de profissionais das áreas de neurologia, nutrição, educação física, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional de modo a melhorar a qualidade de vida e evitar novos derrames.

“Vida desregrada, taxas fora de controle, tabagismo, alto consumo de bebidas alcoólicas e estresse são fatores que podem desencadear um AVC, inclusive, em pessoas jovens. Para o sucesso do tratamento, é importante a parceria entre médico, paciente e família”, destacou a médica neurologista e professora da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal, Analuiza Luna Sarmento.

Já a coordenadora do evento, médica neurologista e professora da Famed, Letícia Januzi Rocha, abordou a importância do reconhecimento dos sinais. “Lembro de um paciente que chegou no ambulatório com alteração na fala. Ele já tinha passado por outra emergência e disseram a ele que estava confuso. Ao chegar no HU, ficou logo internado”, alertou a médica.

O Grupo de Apoio Unidos Contra o AVC, que conta com a parceria da Associação Ação AVC e da Rede Brasil de AVC, tem como objetivo fornecer informações tendo em vista a prevenção, a reabilitação e a reintegração dos pacientes. As ações deste ano foram voltadas para a importância de prevenir o Acidente Vascular Cerebral, popularmente mais conhecido como derrame, com foco na mudança de hábitos de vida, alimentação e atividade física.