Oficinas variadas integram programação do Circuito Penedo de Cinema

Atividades são voltadas para diferentes públicos


- Atualizado em
Evento começa no dia 6 de novembro e as oficinas iniciam no dia 7
Evento começa no dia 6 de novembro e as oficinas iniciam no dia 7

Deriky Pereira - Ascom Circuito

Está chegando o Circuito Penedo de Cinema. De 6 a 11 de novembro, a cidade ribeirinha vai respirar temas diversos relacionados à sétima arte. E dentro da programação do evento, três oficinas com temáticas variadas serão realizadas durante três dias, com início na terça-feira (7) seguindo até a sexta-feira (9), sempre das 9h às 12h, como parte do 7º Encontro de Cinema Alagoano.

A primeira delas é a Oficina de vídeo ambiental, que será ministrada por Alberto Casagrande, no prédio do Centro de Extensão Universitária (CEU) e voltada para os estudantes da educação básica. Outra oficina, no mesmo local, será ministrada por Larissa Lisboa e vai abordar o Panorama do audiovisual alagoano – esta, por sua vez, é aberta ao público em geral.

Já no prédio da Casa da Aposentadoria, Marcelo Cosme ministra a oficina sobre O uso da cor como ferramenta de narrativa, voltada para os estudantes do curso Médio Pronatec que participarão do Circuito Penedo de Cinema. “A oficina é o momento da capacitação, portanto, nesse sentido, buscamos ofertar atividades que atendam a diferentes interesses e, também, níveis de público”, ressaltou Sérgio Onofre, coordenador geral do evento.

Ele também comentou sobre as temáticas de cada uma. “A oficina de produção de vídeo ambiental será introdutória para todo mundo que sonha em fazer cinema, que quer experimentar cinema. Já a do panorama do cinema alagoano é mais uma reflexão sobre o estado da arte do cinema em Alagoas. E a oficina da cor no cinema é voltada para a pós-produção, uma especialização no sentido do tratamento da cor. É para quem já conhece cinema, edição de imagem e quer se especializar”, explicou.

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo.