Projeto Down Um Sorriso está na programação de evento nacional
Atividade da Faculdade de Odontologia da Ufal desenvolve ações preventivas e cuidados odontológicos aos pacientes com a síndrome
- Atualizado em
Izadora Garcia - Relações Públicas
A segunda edição da Operação Down um Sorriso será realizada na próxima sexta-feira (27), das 9h às 17h, durante o 8º Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O principal objetivo é promover atividades educativas com pais, cuidadores e pacientes, exercitando neles noções de autonomia e autocuidado.
A ação coordenada pela professora Patrícia Nascimento, da Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal), vai orientar sobre a prevenção de doenças bucais, alimentação saudável e técnicas de higiene oral. P projeto busca levantar o perfil epidemiológico das doenças bucais nestes pacientes, dando continuidade às atividades iniciadas em março deste ano, durante a primeira edição do evento, na Ufal.
Segundo a coordenadora, os dados coletados ajudam a traçar um panorama inédito sobre a situação bucal das pessoas com síndrome de Down para o estado de Alagoas. “A coleta de dados será o passo inicial para que se possa conhecer o perfil da condição bucal das crianças com Síndrome de Down do nosso Estado a fim do planejamento de ações futuras”, observa Patrícia.
A Operação Down Sorriso ocorrerá em forma de circuito e conta com diversas atividades lúdicas. Será a primeira vez que a saúde bucal terá um espaço de grande destaque dentro de um Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down. O objetivo é chamar a atenção de toda a comunidade que estuda, convive ou que tem a síndrome para a importância da manutenção da saúde bucal.
8º Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down
A 8ª edição do Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, entre os dias 26 e 28 de outubro. A expectativa dos organizadores é de receber cerca de três mil pessoas durante os três dias.
O evento contará com cerca de cem palestrantes, reconhecidos internacionalmente, abordando cinco eixos: Saúde, Educação, Produção de Conhecimento e Oportunidades. A Ufal é parceira do Congresso com atividades de extensão, divulgação e incentivo à comunidade acadêmica para participar.