Serviço Social realiza 7º Simpósio durante Bienal do Livro

Evento discutiu o tema Estado, Trabalho, Seguridade Social e Serviço Social no contexto do neoliberalismo

Valéria Correia, recebeu representantes de diversas entidades e associações, e comentou os principais temas acerca do evento e da conjuntura política do Brasil | nothing

Danielly Bezerra – estudante de Relações Públicas

Na tarde desta segunda-feira, a Editora Cortez promoveu em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o encontro de pesquisadores reconhecidos no campo do Serviço Social. Com o tema Estado, Trabalho, Seguridade Social e Serviço Social no contexto do neoliberalismo, a ocasião aconteceu no Teatro Gustavo Leite e contou com a presença de estudantes e demais professores.

Abrindo o evento, a reitora da Ufal, Valéria Correia, recebeu representantes de diversas entidades e associações, e comentou os principais temas acerca do evento e da conjuntura política do Brasil. “Esta Bienal acontece em um momento especial, com a celebração dos 200 anos de emancipação política de Alagoas. O sentido desta edição está na diferença. Estamos abertos para receber a todos. Todos os grupos, movimentos e entidades são bem-vindos neste espaço”, disse a reitora.

O simpósio se seguiu com a primeira mesa coordenada pela pesquisadora Clarissa Maranhão recebendo os professores da Universidade de Brasília (UnB), Evilásio Salvador e Ivanete Boschetti. Em suas falas, os professores comentaram a agenda política e econômica do atual governo e o lugar que a assistência social tem ocupado enquanto profissão e campo de pesquisa.

No momento seguinte, houve a segunda mesa onde mais uma vez Clarissa Maranhão mediou a participação da pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Yolanda Guerra, que reiterou a motivação ao debate e a luta pelos direitos sociais defendidos pelo campo do Serviço Social, além de expressar apoio à reitora, Valéria Correia, e ao trabalho desenvolvido pela gestão da Ufal.

Para dar início ao evento, compuseram a mesa a reitora da Ufal, Valéria Correia, a representante da Faculdade de Serviço Social da Ufal (FSSO), Rosa Predes, a representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), a docente da Ufal, Andrea Pacheco e representantes de demais entidades da área do Serviço Social.