Ufal promove Mutirão Solidário no município de Roteiro
As ações na área de saúde estão marcadas para o dia 10 de novembro, nos dois turnos
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
A Divisão de Gestão do Cuidado e a Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) promovem várias atividades de saúde e educação para a comunidade do município de Roteiro, a 58 Km de Maceió. Denominadas de Mutirão Solidário, as ações estão definidas para o dia 10 de novembro e contarão com a participação de vários profissionais, estudantes de graduação e residentes do HU.
As atividades assistenciais contemplarão a comunidade com consultas e exames e as programadas para a área de educação em saúde serão compostas por palestras, campanhas, distribuição de folders, contação de histórias ou biblioterapia. Segundo os organizadores, o ponto de partida para o município, no dia 10, será o HU, às 6h30, com retorno previsto para as 17h.
Os temas principais definidos com a Secretaria de Saúde do Município de Roteiro para o Mutirão Solidário são os seguintes: saúde do homem (Novembro Azul); dermatologia (consultas, exames de rastreio de câncer de pele, dentre outros); cardiologia (consultas e exame de eletrocardiograma); pediatria; oftalmologia; combate ao tabagismo; combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); avaliação física para jovens de 10 a 19 anos; ginecologia (consultas e exames); exames de mamografia; e exame de sangue, dentre outros.
Sobre Roteiro
O município de Roteiro tem uma população, conforme o Censo do IBGE, em 2010, estimada em 6,7 mil habitantes e dados históricos apontam que os índios caetés foram os primeiros habitantes da região, por volta de 1853. A emancipação política ocorreu por meio da Lei 2.648, em 18 de dezembro de 1963 e oficializada três anos depois. Possui uma das maiores atrações turísticas de Alagoas: a praia do Gunga, que une as águas do Oceano Atlântico com as da Lagoa do Roteiro, o que favorece a prática de esportes náuticos.