Empresa incubada na Ufal é premiada em eventos de tecnologia e empreendedorismo

Com contrato assinado em novembro, a startup atua no desenvolvimento de sistemas informatizados tendo como base inteligência artificial e aprendizagem de máquina

| nothing

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

O ano de criação da startup ‘Fábrica de Bot’ representa uma fase de muita produtividade e premiações. Iniciada em fevereiro de 2017, a equipe de oito membros assinou em novembro um contrato de um ano com a Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), localizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e irá desenvolver uma solução de comunicação baseada em chatbots para uso no setor público.

As mais recentes premiações recebidas pela startup foram através das ideias apresentadas no ‘Hackathon’, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no início de dezembro, onde ganharam o segundo lugar e inscrições para o curso Empretec, também promovido pelo Sebrae Alagoas. Neste evento, foram reunidas equipes de programadores, designers e outros profissionais e estudantes para desenvolver uma plataforma digital para a Semtur que pudesse conectar os diversos atores turísticos da cidade e promover a interação e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos em Maceió.

Ainda pelo Sebrae, o Seminário do Agronegócio desafio ‘Design Thinking: ideias inovadoras para o agronegócio, apresentando o intitulado ‘Ecossistema de chatbot para o agronegócio’, iniciativa para auxiliar pequenos agricultores com problemas de logística. Devido ao reconhecimento na disputa, a equipe assinou uma mentoria de 3 meses com o Sebrae e pretende se aperfeiçoar com o curso já garantido na competição no início do mês de dezembro. Sobre o Empretec, a representante e geógrafa formada na Ufal, Gesyca Santos, conta que “a oportunidade é primordial para a equipe se aperfeiçoar nos processos de gestão administrativa e de pessoas”.

Em outubro, durante a Feira do Empreendedor 2017, a equipe já inscrita no espaço “Em Ação 2017”, recebeu o primeiro lugar com o projeto ‘Chatbots Governamental’, que surgiu do melhoramento de uma ideia já antiga da startup, teve como proposta ser uma plataforma mobile que pudesse aproximar o cidadão das informações principais e oficiais do governo. Como parte da premiação, a equipe recebeu uma viagem para São Paulo (SP) para participar da 'CASE', maior feira de startups da América Latina, ocorrida em outubro.

A ‘Fábrica de Bot’ está ligada à Incubal por meio do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite) e vê em 2018 um ano promissor. “Este ano de 2017 foi um divisor de águas para nós e em 2018 nós queremos ir além e colher os frutos do nosso trabalho”, disse Gesyca Santos. Além da participação nesses eventos, a empresa incubada disputou uma vaga no edital nacional de financiamento do CNPq este ano e já trabalha em um novo projeto para submissão no próximo ano.

Sobre o processo de incubação da Ufal, a servidora Carolina Sá explica que a ‘Fábrica de Bot’ ingressou no processo em Novembro deste ano de uma forma especial, por meio de uma premiação do projeto ‘Em Ação 2017’, fruto da parceria entre a Ufal e a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur). “Desde o início a equipe demonstra proatividade e persistência, características essenciais para o ambiente de negócios. Esperamos que a Incubadora de Empresas possa auxiliá-los nessa caminhada empreendedora”, comentou a responsável que integra a equipe do Pite da Ufal.

Fotos: Morgana Oliveira e Arquivo pessoal