Impacto lunar é registrado pela primeira vez no Brasil
Registro foi feito em Maceió por David Duarte e Romualdo Caldas; Membros da APA também filmaram o fenômeno na Paraíba
- Atualizado em
Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
O primeiro impacto lunar confirmado no Brasil foi registrado em Maceió no último dia 14 de dezembro por Romualdo Caldas, médico do Hospital Universitário (HU) e David Duarte, mestrando em Meteorologia no Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal e técnico-administrativo na mesma unidade, sendo respectivamente presidente e vice-presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), instituição que trabalha em parceria com a Usina Ciência há mais de duas décadas.
De acordo com membros do Ceaal, “É necessário haver ao menos dois registros do fenômeno, obtidos por setups fotográficos distintos e razoavelmente distantes entre si, para uma validação mútua e confirmação de que o flash captado, de fato, ocorreu na superfície lunar, sendo decorrente da colisão de um meteoroide com a Lua”.
Outro vídeo do mesmo impacto também foi registrado por membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA), em Araruna, na Paraíba. Os dois vídeos foram gravados simultaneamente devido a uma campanha nacional organizada pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
David Duarte expressa quão gratificante foi acompanhar o fenômeno. “É sempre um privilégio testemunhar quão graciosamente esta ciência une a rigidez científica com a poesia o céu noturno. Ter sido contemplado com esse raro registro em vídeo, na companhia do amigo Romualdo e simultaneamente com outra equipe brasileira é algo que eleva esse sentimento a um nível quase indescritível, e um incentivo para darmos continuidade’, relatou.
O relato completo e mais informações podem ser conferidas no blog da Instituição
O vídeo da observação do impacto lunar pode ser assistido aqui