Complexo Esportivo da Ufal recebe secretário do Ministério do Esporte para visita técnica

Com recursos assegurados e pagamento em dia, obras poderão ser entregues antes do prazo

Garantia dos recursos e vinda do secretário foi mediada pela reitora da Ufal, professora Valéria Correia | nothing

Mercia Pimentel - jornalista

Integrantes da gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberam, na tarde de hoje (31), o secretário nacional do Ministério do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, para uma visita técnica ao Complexo Esportivo da instituição. Ele destacou que os recursos necessários para a conclusão das obras foram garantidos, o que permite o encurtamento do cronograma de entrega, que estava previsto para dezembro deste ano.

A garantia dos recursos e a vinda do secretário a Alagoas foi mediada pela reitora da Ufal, professora Valéria Correia, que, na última quarta (29), reuniu-se com os ministros Marx Beltrão (Turismo) e Leonardo Picciani (Esporte), os quais asseguraram também investimentos para a construção de cinco quadras cobertas para a Ufal Penedo, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Viçosa.

"Gostaria de falar da importância desta visita do secretário nacional, uma vez que ela reafirma o compromisso com o término das obras", assinalou a reitora. Segundo Valéria Correia, a entrega do Complexo Esportivo será um marco para o incentivo da prática esportiva em Alagoas, tendo em vista que o Complexo foi concebido para ser um centro moderno destinado à prática de diversas modalidades esportivas, sendo voltado para atividades da própria Universidade, bem como para a oferta de serviços ao público em geral.

Os engenheiros da empresa responsável pela execução do projeto se comprometeram em fazer um estudo para encurtamento da entrega da obra em três ou quatro meses, já que o pagamento está em dia. "O Ministério está garantindo os recursos necessários para as obras, precisamos realmente garantir que as empresas que estão contratadas para fazer o serviço o façam com qualidade, brevidade e dentro do escopo previsto da obra", ressaltou o secretário Leandro Cruz.

Na visita técnica realizada ao Complexo Esportivo, foi constatado que faltam apenas serviços de finalização e acabamento da obra. O projeto engloba reforma do ginásio existente, pista de atletismo, campo de grama sintética para futebol, alojamentos, quadras de vôlei de praia e de futebol de areia, outra quadra coberta, reforma e ampliação da área da piscina, além da criação de um centro de treinamento e reabilitação.

"Eu não tenho dúvidas ao conhecer a infraestrutura esportiva da universidade anterior e posterior que esse investimento da Universidade e do Ministério dos Esportes para a comunidade vai ser uma transformação completa na possibilidade do Curso de Educação Física não só formar os seus alunos, como de atender a toda a comunidade", frisou o secretário nacional do Ministério do Esporte, acrescentando: "todas as obras nas universidade federais são de muito boa qualidade, e esta especificamente é uma das melhores que já vi em infraestrutura de piscina, quadra coberta, campo de grama sintética e pista de primeiríssima qualidade".