Edufal: conheça os livros de temática feminina

A Editora da Universidade Federal de Alagoas seleciona livros de temática feminina para homenagear às mulheres neste mês de março

Conheça alguns livros da Edufal com temática feminina | nothing
Conheça alguns livros da Edufal com temática feminina

Márcia Alencar – Jornalista

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) aproveita o mês dedicado às mulheres e seleciona alguns de seus títulos de temática feminina para oferecer desconto de até 20%. Um dos livros de destaque é Mulheres e a vivência pós-cárcere, de Elaine Pimentel, de 2015. O livro é uma referência para os pesquisadores que estudam o sistema prisional em Alagoas, no Brasil e no mundo e resultou de tese de doutorado.

Com um viés subjetivo, o trabalho procurou dar voz às mulheres que viveram a experiência do cárcere. “São elas que dão vida a este livro. É a coragem de cada uma delas de abrir o livro de suas vidas que nos permite compreender o paradoxo do retorno à liberdade, após o cumprimento da pena: felicidade de um lado e muitas dificuldades de outro. Por meio de suas narrativas, é possível compreender melhor a fragilidade do sistema punitivo brasileiro, incapaz de concretizar os objetivos a que se propõe e cego para as questões de gênero”, relata a autora.

Outras sugestões também encontradas na Editora Universitária são os livros Contradição social e representação do feminino, de Belmira Magalhães, de 2011; Histórias de Mulheres – Elas foram mães na adolescência, de Ruth França Cizino da Trindade, de 2011; e O feminino na Psicanálise, de Heliane de Almeida Lins Leitão, Jerzuí Mendes Torres Tomaz e Nádia Regina Loureiro de Barros Lima, de 2001.

Seguindo nas sugestões de títulos de temática feminina, A Edufal destaca ainda: As marcas do corpo contando a história: um estudo sobre a violência doméstica, de Belmira Magalhães, de 2005; Amor bandido: as teias afetivas que envolvem a mulher no tráfico de drogas, de Elaine Pimentel, de 2008; A Cientista e sua identidade de gênero, de Nádia Regina Lima e Laura Susana, de 2003; Violência doméstica e assédio moral contra as mulheres, de George Sarmento e Stela Cavalcanti (organizadores), de 2009.

A sede da Edufal fica localizada no Campus A. C. Simões, com extensão no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia e no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, no Centro de Maceió. Os livros também podem ser adquiridos pelo site www.edufal.com.br.

A Editora Universitária tem mais de mil títulos em seu acervo, entre próprios, de outras editoras universitárias e comerciais, à disposição da comunidade acadêmica e da sociedade alagoana. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.