Ministro garante recursos para conclusão de complexo esportivo da Ufal
Marx Beltrão também assegurou investimentos para construção de cinco ginásios de esporte nos campi do interior
- Atualizado em
Bruno Bernardes – Ascom MTur
Os recursos necessários para a conclusão do Complexo Esportivo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A.C Simões, em Maceió, estão garantidos. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, nesta quarta-feira (29), após audiência com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e a reitora da Universidade, Maria Valéria Costa Correa. No encontro, Beltrão também conseguiu assegurar os investimentos para construção de cinco quadras cobertas para a Ufal em Penedo, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Viçosa.
A reitora Valéria Correia explicou que a reunião foi muito importante para a execução "A reunião foi muito produtiva, o próprio Marx Beltrão destacou o compromisso do Ministério dos Esportes para a liberação de recursos para a construção das quadras. Também soubemos que nesta sexta (31) receberemos a visita do secretário de esportes no local onde estamos construindo o Complexo Esportivo e ficamos felizes em saber que existe intenção do Ministério em nos financiar alguns recursos para a obra que não estavam previstos para este ano".
Para Beltrão, o aporte em infraestrutura esportiva e educação contribui para o currículo dos estudantes, além de ampliar as modalidades oferecidas e a formação de atletas. “A universidade também desenvolve o esporte como ferramenta de inclusão social e oferece oportunidade para descobrimos talentos em modalidades olímpicas e paralímpicas”, disse.
Com uma área total de quase 48 mil metros quadrados e investimentos da ordem de R$ 25,9 milhões, cerca de 84% dos trabalhos já foram executados. O complexo compreende a reforma do ginásio existente, pista de atletismo, campo de grama sintética para futebol com alojamentos (masculino e feminino), quadra de vôlei de praia, quadra de futebol de areia e uma quadra coberta, além da reforma e ampliação da área da piscina, criando um centro de treinamento e reabilitação.
Apesar de o complexo ser formado por unidades esportivas diferenciadas, elas serão interligadas por meio de pavimentação e calçadas. Também está prevista a urbanização (estacionamento e paisagismo), além de infraestrutura compartilhada de sistemas de drenagem, rede de abastecimento de água, rede de coleta de esgoto e gestão de resíduos.
“Os investimentos foram garantidos pelo Ministério do Esporte e vão estruturar a educação esportiva alagoana. Ainda neste ano devemos inaugurar o complexo esportivo e dar início aos ginásios”, finalizou.