Capacitação de docentes universitários encerra aulas presenciais

O curso estava acontecendo desde o dia 12 de maio e foi voltado para professores de todos os campi da Universidade

Curso é uma formação pedagógica, numa perspectiva inovadora, de professores recém-ingressos na Universidade | nothing

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Foram encerradas na tarde da última segunda-feira (29) as aulas presenciais da 7º turma do curso Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação (Dupa), que é realizado pelo Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior da Ufal (Proford), e acontece duas vezes por ano desde 2014. O curso é uma ação que tem como foco a formação pedagógica, numa perspectiva inovadora, de professores recém-ingressos na Universidade.

O Dupa possui uma carga horária de 50 horas, sendo 20h de aulas presenciais e 30h de aulas a distância. As aulas presenciais foram ministradas pela professora Maria Aparecida Viana, do Centro de Educação da Ufal (Cedu). Já as aulas online são de tutoria da mestra em pedagogia e servidora da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Vera Lucia Pontes, e irão até o dia 5 de junho, para que os docentes cursistas fechem as atividades propostas, como o uso de mapas conceituais, estudo de casos, uso de blogs, portfólios, web fólios, entre outras metodologias.

De acordo com Maria Aparecida Viana “o curso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, proporcionando um espaço de reflexão, instrumentalização e vivência pedagógica das tecnologias digitais e metodologias ativas no contexto da educação superior”.

A plataforma Moodle foi uma das ferramentas de aprendizagem trabalhadas, pois está disponível para utilização nos cursos a distância e presenciais, mas muitos professores ainda não fazem o uso dela. Para os cursistas, aprender sobre essa ferramenta foi de extrema importância. A docente do curso de Medicina Veterinária do Campus Arapiraca, Ana Emília, declarou a importância do uso da plataforma. “Para mim, que não havia feito o curso desta plataforma ainda, foi muito importante, pois o curso foi todo baseado nela. Nós aprendemos do planejamento até a avaliação docente. Então, além de desenvolver técnicas e habilidades para dar uma aula melhor, para ministrar um conteúdo de forma adequada e avaliar de forma mais sensata os alunos, a gente ainda conseguiu melhorar o nosso desempenho na plataforma que facilita muito nosso trabalho, e aumenta o contato do professor com o aluno”, afirmou.

Para a professora de Pedagogia do Campus Arapiraca, Kariny Amorim, o ensino da plataforma não influencia somente os professores, mas também os alunos. “Eu já faço o uso do Moodle desde que eu entrei na Ufal. Comecei a mexer sozinha, e agora com o curso eu estou aprendendo novas funcionalidades, e já estou aplicando na prática. Os alunos das minhas turmas têm uma aceitabilidade muito grande da plataforma, sempre que eu passo atividades eles respondem muito positivamente, então, para mim está agregando bastante”, comentou.

A ministradora do curso enfatiza a importância da realização por inserir o professor que está chegando à Ufal, e difundir o conhecimento de novas metodologias, por meio de uma reflexão didática, para aplicar pedagogicamente nas próprias disciplinas. “Hoje, por exemplo, cada um que está aqui vai apresentar uma proposta de uma disciplina para o próximo semestre utilizando as tecnologias mencionadas. Então, a gente fecha o curso com o professor planejando e pensando em uma proposta didática. E também oferecemos o desenvolvimento de estratégias, para que eles pensem no planejamento deles”, declarou.

O Dupa terá uma nova edição ainda este ano, e podem participar professores de todos os campi da Universidade, que estão iniciando na docência ou que já são efetivos.